Reunião na Câmara de Vereadores discutirá estratégias para assegurar nova ferrovia em Alagoinhas
Amanhã, a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores, as forças sociais, políticas e econômicas de Alagoinhas estarão reunidas para discutir estratégias visando defender os interesses do município no que se refere ao projeto de construção da nova ferrovia ligando os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte à cidade de Feira de Santana.
Os recursos do governo federal para a construção da nova ferrovia estão inseridos no Programa de Investimentos em Logística (PIL).
No mês de Maio, quando a discussão ainda não tinha a dimensão atual, o Alagoinhas Hoje fez contato com a Assessoria de Comunicação do Ministério dos Transportes e apresentou várias perguntas que foram respondidas.
A matéria sobre o tema foi publicada no dia 17 de Maio, portanto, há mais de 60 dias.
Clique no link e leia as respostas do Ministério dos Transportes, que naquela altura, deixaram claro que Alagoinhas estaria fora do trajeto.
Depois da publicação da matéria e de sua repercussão, vários desdobramentos aconteceram, inicialmente de maneira ainda tímida, mas felizmente o inconformismo da sociedade alagoinhense ganhou corpo e todos os segmentos que gostam da cidade estão se envolvendo nesta luta, que vitoriosa, será responsável por grande impulso econômico de Alagoinhas.
O Alagoinhas Hoje publicou diversas matérias sobre o tema: umas envolvendo diretamente Alagoinhas; outras discutindo os investimentos no setor ferroviário e as perdas da cidade, caso o trajeto proposto se concretize.
https://www.alagoinhashoje.com/alagoinhas-esta-fora-do-trajeto-da-futura-ferrovia-salvador-recife/
https://www.alagoinhashoje.com/joseildo-defende-que-alagoinhas-seja-destino-de-nova-ferrovia/
Matéria sobre o trem de passageiros em Minas Gerais:
O professor doutor Jorge Damasceno escreveu vários artigos sobre a vinculação de Alagoinhas com a ferrovia:
https://www.alagoinhashoje.com/rumo-a-estacao-alagoinhas-jose-jorge-andrade-damasceno/
No dia 25 de Janeiro, a FCA confirmou interesse em formalizar parceria com a mineradora chinesa que mantinha um projeto em Alagoinhas.
Leia a matéria: https://www.alagoinhashoje.com/fca-confirma-interesse-na-parceria-com-mineradora-chinesa-exclusiva/
O Alagoinhas Hoje quer e vai participar desta luta em defesa do passado da cidade e da garantia de seu futuro em um horizonte de no mínimo 100 anos, com o trajeto da nova ferrovia passando em seu território.