Joseildo defende que Alagoinhas seja destino de nova ferrovia

O deputado Joseildo Ramos (PT) defendeu, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22), a necessidade de o governo federal rediscutir o traçado da nova ferrovia que pode ligar Pernambuco ao estado da Bahia. Ainda em fase de estudos, a obra atenderia ao transporte de cargas e passageiros, ligando Parnamirim (PE) ao município de Feira de Santana (BA), cortando a divisa dos dois estados. Pelo traçado proposto de 580 km, a obra não aproveitaria uma ferrovia que já existe, passa por Alagoinhas e liga Juazeiro a Salvador,

“Não há necessidade de um novo traçado, com novas desapropriações e um custo de investimento extremamente elevado, quando já existe um traçado original da ferrovia, passando pelo maior entroncamento ferroviário do norte-nordeste, que está no município de Alagoinhas”, alertou. O deputado disse ainda que irá promover uma audiência pública na Assembleia Legislativa com objetivo de discutir o assunto.

Além da possibilidade do retorno de trem de passageiros, que está sendo estudado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) a pedido do Ministério dos Transportes, Alagoinhas pode se tornar um importante pólo logístico, caso o governo federal aproveite o traçado existente. De acordo com o Ministério, em comunicado ao site Alagoinhas Hoje, os estudos para construção da nova ferrovia fazem parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), que prevê a implantação de uma malha ferroviária de alta capacidade de transporte, interligando 15 estados da Federação. O objetivo é superar os gargalos logísticos do país. A previsão de conclusão dos estudos do trecho Parnamirim – Feira de Santana é para Novembro de 2013.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje