Alagoinhas: SEMAS é caso para a Polícia Federal e Ministério Público Federal – Maurílio Fontes

A gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos dois governos do ex-prefeito Paulo Cezar, é caso para a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF).

Não há exagero nesta afirmação. Boatos, que à medida em que o tempo passa vão se tornando fatos mais claros, merecem investigações sérias destas duas instituições do estado brasileiro.

Tangenciar a verdade, neste momento, seria referendar os malfeitos e aceitar o achincalhamento da máquina pública alagoinhense nos últimos oito anos.

Com o término dos mandatos eletivos as responsabilizações não acabam automaticamente. Se assim fosse, os políticos malfeitores viveriam em um paraíso ainda mais tranquilo do que o Brasil.

A estrada é longa, mas terá que ser trilhada.

A transformação de um programa federal, com características elogiáveis, em meio de vida não foi apenas sem-vergonhice, falta de pudor e indecência. Brincaram com as justas expectativas de milhares de famílias.

Os delegados da PF e o MPF saberão fazer os devidos enquadramentos legais.

A administração do prefeito Joaquim Neto precisa agir com mão de ferro e ser proativa no sentido de redirecionar os programas sob coordenação da Secretaria de Assistência Social, pasta que deve ficar distante da política e dos interesses dos políticos, sempre ávidos para abocanhar facilidades proporcionadas pela Prefeitura de Alagoinhas.

Não há o que esperar. É preciso agir objetivamente.

O programa Minha Casa, Minha Vida é a estrela da constelação das transgressões da Secretaria de Assistência Social, mas o Bolsa Família, praticamente esquecido por todos, inclusive pela imprensa, merece auditoria implacável.

A SEMAS terá que revirada do avesso, sem politicagem, perseguições e qualquer tipo de atitude que fuja do republicanismo que exigimos da administração Joaquim Neto.

Mas como é preciso começar a desvendar os mistérios (nada misteriosos) da secretaria, que o programa Minha Casa, Minha Vida seja, neste momento, o alvo principal.

A caixa de pandora da SEMAS terá que ser aberta para que todos os males do programa habitacional, que existem e são indiscutíveis, passem a ser de conhecimento das autoridades e da sociedade alagoinhense.

Conversa

Em meados do ano passado, após duas matérias (apenas duas) denunciando as mazelas do programa Minha Casa, Minha Vida, o então prefeito Paulo Cezar propôs uma conversa comigo e Júlio Augusto, meu parceiro no Alagoinhas Hoje.

O diálogo aconteceu no Salvador Shopping. Hiper tenso, PC pediu que parássemos de publicar as denúncias. Argumentamos que as matérias eram consistentes e que se não soubéssemos de fatos novos outras matérias não seriam veiculadas.

Ele disse uma frase emblemática: “Estas matérias podem não dar em nada, mas podem dar muita coisa”.  Após a conversa, da qual PC saiu muito tranquilo, ele tranquilizou sua esposa, na época à frente da SEMAS.

Nos dias seguintes à conversa com PC, cumprindo nosso dever, o Alagoinhas Hoje publicou mais de uma dezena de matérias reforçando, com fatos novos, as denúncias sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.

Agora, o programa é o assunto da cidade e as insatisfações latentes vão se tornando mais tangíveis com depoimentos de pessoas, que após o final do governo de PC e sem medo das retaliações, estão dispostas a sair das sombras.

Que sejam bem vindas e que a verdade prevaleça.

ABAIXO LINKS DE MATÉRIAS – MINHA CASA, MINHA VIDA – 2016

https://www.alagoinhashoje.com/trio-contemplado-mais-uma-familia-beneficiada-pela-secretaria-de-assistencia-social-com-imoveis-do-residencial-urupiara-exclusiva/

 

https://www.alagoinhashoje.com/escolha-familiar-sobrinha-de-ex-subsecretaria-de-assistencia-social-da-prefeitura-de-alagoinhas-nao-se-enquadra-em-nenhum-dos-seis-criterios-do-programa-minha-casa-minha-vida/

 

https://www.alagoinhashoje.com/a-historia-se-repete-no-minha-casa-minha-vida-em-alagoinhas-tres-irmaos-estao-na-lista-do-residencial-urupiara/

 

https://www.alagoinhashoje.com/secretaria-de-assistencia-social-solicita-instalacao-de-comissao-de-sindicancia-do-mcmv/

 

https://www.alagoinhashoje.com/alagoinhas-irma-de-ex-subsecretaria-de-assistencia-social-e-proprietaria-de-imovel-do-minha-casa-minha-vida-exclusiva/

 

https://www.alagoinhashoje.com/presidente-da-camara-de-vereadores-convida-secretaria-de-assistencia-social-para-prestar-esclarecimentos-sobre-programa-minha-casa-minha-vida/

 

https://www.alagoinhashoje.com/mais-um-caso-do-minha-casa-minha-vida-em-alagoinhas-familia-florencio-tem-tres-pessoas-na-lista-do-residencial-urupiara-exclusiva/

 

https://www.alagoinhashoje.com/sobrinha-da-ex-subsecretaria-de-assistencia-social-da-prefeitura-de-alagoinhas-selma-jesus-silva-esta-na-lista-dos-contemplados-do-residencial-urupiara-exclusiva/

 

https://www.alagoinhashoje.com/o-sol-nasce-para-poucos-tres-pessoas-da-mesma-familia-estao-na-lista-dos-futuros-moradores-do-residencial-urupiara/

 

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo