Mais um caso do Minha Casa Minha Vida em Alagoinhas: família Florêncio tem três pessoas na lista do Residencial Urupiara – Exclusiva

RESIDENCIAL URUPIARA RUA DO CATU 1

Um novo caso que demonstra as distorções do Programa Minha Casa Minha Vida em Alagoinhas. E mais ainda: a completa falta de critérios da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que faz a gestão do programa como bem entende, sem em levar em consideração as normas do Ministério das Cidades e da Prefeitura de Alagoinhas.

O Alagoinhas Hoje constatou que três pessoas de uma mesma família estão na lista do Residencial Urupiara. Gilciara dos Santos Florêncio e Gilcineide dos Santos Florêncio são irmãs. Henrique Yure Florêncio Oliveira é filho de Gilciara. Ele completará 19 anos no mês de julho.

As duas irmãs não estão inscritas no Programa Bolsa Família, um dos pré-requisitos para a inscrição no Minha Casa Minha Vida, que consta de decreto assinado pelo prefeito Paulo Cezar em 5 de agosto de 2010.

No anexo do decreto, estão registradas as condições para a concessão de unidades habitacionais pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.  

Henrique Yure não se enquadra em nenhum dos critérios necessários para ter direito ao benefício do programa: não é chefe de família, não tem filhos, não possui domicílio eleitoral em Alagoinhas há três anos (exigência na época da inscrição), não está inscrito no Programa Bolsa Família e não tem parente com deficiência física em seu núcleo familiar. 

Henrique Yure, segundo uma fonte do Alagoinhas Hoje, mora com sua mãe Gilciara dos Santos Florêncio. As duas irmãs também receberão unidades habitacionais no Residencial Urupiara.

Enquanto duas famílias – Sol e Florêncio – possuem seis pessoas na lista do Residencial Urupiara, centenas de outras com necessidades reais ficaram fora do cadastro dos 1.272 beneficiados, sem perspectivas de conseguirem unidades deste conjunto do Minha Casa Minha Vida. 

Para a felicidade da família Florêncio, Gilciara, Gilcineide e Henrique Yure vão morar no mesmo conjunto. A depender do sorteio e da conjunção astral dos três, eles poderão ser vizinhos. 

Quais as justificativas para a concessão de unidade habitacional a Henrique Yure?  Com a palavra, a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo