Secretaria Municipal de Educação transfere escola da Baixa da Santinha para o 10 de Novembro – Exclusiva

ESCOLA MENINO JESUS 1Construída no início da década de 90, a Escola Menino Jesus, situada na Baixa da Santinha, há pelo menos três anos não possuía as mínimas condições para funcionar adequadamente.

Na última-quinta à tarde, o editor do Alagoinhas Hoje conversou com mães de alunos que estavam nas proximidades da escola e o que ouviu delas retrata as dificuldades – e incompetência – da gestão da Secretaria Municipal de Educação, que é lenta, inoperante e incapaz de tomar decisões rápidas para resolver questões que afetam as unidades escolares e por consequência atingem alunos, professores, funcionários e as comunidades situadas no entorno.

“Aqui, quando chove a escola fica alagada”, disse a mãe de um aluno, que por razões óbvias não se identificou. “O esgoto invade a escola e as fezes ficam boiando lá dentro”, afirmou outra mãe.

Quando questionadas sobre o meio de transporte de seus filhos, as mães disseram que até aquele momento não sabiam a forma de deslocamento dos estudantes da Baixa da Santinha para o 10 de Novembro.

Elas disseram também que momentos antes do início da nossa conversa funcionários da Secretaria Municipal de Educação haviam saído com carteiras e outros móveis que estavam sendo levados para o 10 de Novembro, novo local de funcionamento da Escola Menino Jesus da Baixa da Santinha, que passará a funcionar em um bairro distante.

ESCOLA MENINO JESUS 2

No 10 de Novembro, em um final de tarde, o editor do Alagoinhas Hoje se deparou com a diretora e professoras da Escola Menino Jesus saindo da unidade depois de um dia de trabalho.

Questionada, a diretora afirmou que apesar da distância, o local foi o único encontrado para abrigar os 167 alunos, entre 4 e 14 anos, que frequentam a unidade.

A diretora admitiu o surgimento de problemas de aprendizagem, pois o ambiente é desconhecido dos estudantes, principalmente dos mais jovens, com faixa etária a partir de 4 anos. “Este local foi o único encontrado na cidade”, revelou a diretora, acrescentando que “o espaço tem condições de abrigar os estudantes”.

A diretora da Escola Menino Jesus afirmou ainda que orientou os pais para formarem uma comissão com objetivo de conversar com o secretário de Educação, Caio Castro, sobre o transporte escolar. “Acredito que não haverá problemas quanto a isso”, salientou.

Condições

Desde 2011, a Secretaria Municipal de Educação foi informada sobre as precárias condições das instalações físicas da Escola Menino Jesus, que abrigava estudantes da Baixa da Santinha e proximidades.

Nestes três anos letivos – 2011/12 e 13 – diversas situações adversas foram enfrentadas pelos alunos, inclusive riscos de contaminação por conta de restos de estranhas misturas de esgoto, chuva e materiais acumulados internamente e na parte externa da unidade.

A SEDUC levou três anos para tomar uma atitude – provisória – visando mitigar os prejuízos e quando saiu da letargia despachou os alunos para uma casa no 10 de Novembro, que foi alugada com objetivo de abrigar as atividades da Escola Menino Jesus .

Quanto custa o aluguel do imóvel?

No muro da “casa”  há um comunicado de que ela está à venda.

A nova unidade ainda não tem vigia e o único portão que possui terá que ser mantido fechado para evitar acidentes, visto que ela funcionará em uma rua com tráfego de motos e veículos, além de ser um local desconhecido da maioria dos alunos, principalmente dos mais jovens que necessitam de acompanhamento.

As aulas na rede municipal começaram na semana passada, mas os alunos da Escola Menino Jesus retornarão às salas de aula apenas na terça-feira e os dias perdidos terão que ser compensados ao longo do segundo semestre.

Amanhã, os professores municipais realizarão atividades de planejamento.

Em três anos, com recurso próprios, a SEDUC poderia ter construído uma nova escola na Baixa da Santinha.

Mas não fez seu dever de casa e agora aparece com um arremedo de solução, que criará muitos problemas para as famílias dos estudantes.

Dever de casa não é o forte da SEDUC.

ESCOLA MENINO JESUS 3

Fotos: Alagoinhas Hoje

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje