Renato Almeida assume novamente a Secretaria da Fazenda, mas não ficará no governo

Não convidem para a mesma mesa os secretários municipais da Fazenda, Renato Almeida, e de Saúde, Reginaldo Paiva, “velhos” companheiros da Secretaria Estadual da Fazenda, que a partir de uma áspera discussão, mantêm apenas o contato protocolar no trato de questões da administração pública.

A situação foi tão grave que o secretário da Fazenda comunicou informalmente ao prefeito Paulo Cezar a sua renúncia, que foi aceita, e depois revista por Almeida, que segundo informações de três fontes ao Alagoinhas Hoje, começará amanhã, quando assumir o posto no segundo mandato do prefeito, a pavimentar sua saída do governo, que deverá ser concretiza no primeiro quadrimestre de 2013. Especula-se que no futuro arranjo administrativo, Reginaldo Paiva será deslocado para a Secretaria da Fazenda, substituindo seu atual desafeto.

Segundo as mesmas fontes que conversaram com o Alagoinhas Hoje, Renato Almeida, tido como um dos mais competentes secretários do governo municipal, tem causado uma série de insatisfações ao primeiro escalão por conta do controle “excessivo” na liberação dos pagamentos. O “núcleo duro” do governo, em muitas ocasiões, externou ao prefeito as críticas à condução gerencial do secretário da Fazenda.

O secretário teria barrado, na reforma administrativa, a criação de um maior número de cargos de confiança para não ultrapassar o limite prudencial permitido na Lei de Responsabilidade Fiscal, que define os índices de gastos com a folha de pagamento do funcionalismo. O secretário de Saúde, segundo as fontes que solicitaram o anonimato, se irritou profundamente, pois em sua pasta alguns cargos foram cortados pela intervenção de Almeida. Reginaldo entendeu a ação como um dificultador ao trabalho desenvolvido na Saúde, o que foi contestado pelo titular da Fazenda.

O fato é que os dois, apesar do clima aparentemente amistoso no evento do anúncio do secretariado, não se falam e nem desejam mais partilhar os mesmos ambientes sociais, a não ser quando estiverem tratando exclusivamente de questões da Prefeitura de Alagoinhas.

Renato perde força na administração e Reginaldo se fortalece para assumir a pasta do ex- amigo, supostamente com o apoio do núcleo duro do governo (jargão político que define quem manda de verdade nos rumos da administração de Alagoinhas ou em qualquer outro lugar).

Maurílio Fontes

Exclusiva

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje