Mandatos dos prefeitos que assumem amanhã terminarão em 31 de Dezembro de 2016

Ao contrário do que tem sido divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alagoinhas – a partir de amanhã Secretaria de Comunicação, cuja criação foi elogiada pelo site – o segundo mandato do prefeito Paulo Cezar terminará em 31 de Dezembro de 2016 e não em 2017.

Comunicação tem como princípio básico esclarecer e não confundir.

Na língua portuguesa – e no jornalismo – existe uma máxima que indica ser necessário expressar com precisão o que se quer dizer e não deixar dúvidas que possam confundir o leitor.

O conteúdo da matéria “Prefeito e secretário Andrezinho recebem homenagem de atletas”, publicada no site oficial da Prefeitura, induz o leitor desatento ao erro, fazendo crer que o mandato começará amanhã e terminará em 2017. O mesmo caso aconteceu com o texto do convite para a coletiva de imprensa – que não houve – no qual consta o período do segundo mandato de 2013 até 2017.

Agora, com status de secretaria,  dispondo de mais recursos e profissionais qualificados, a área de comunicação da Prefeitura de Alagoinhas terá que melhorar sua produção.

E retirar do site a palavra “acessor“, que não existe com esta grafia e sim da forma aceita pelos filólogos (assessor). Um erro aparentemente sem importância para o grande público, mas para quem lida com as palavras é algo inaceitável. Seria – e será – de bom alvitre trabalhar com o velho dicionário ao lado para dirimir dúvidas e mitigar erros crassos.

O poder público tem como fito educar com exemplos, atos e ações. E não deseducar aqueles que, sem domínio da língua portuguesa, possam ser levados a cometer deslizes linguísticos. Agora, em um novo momento, certamente a SECOM  cuidará de fazer bom uso da nossa língua pátria.

Que assim seja.

Maurílio Fontes

Editor do Alagoinhas Hoje

Exclusiva

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje