Bolsa Itinerante atua nas comunidades

“Um serviço excelente que proporciona atendimento nas comunidades, evitando assim, para nós que trabalhamos com agricultura, perder um dia de trabalho”. Essas são as palavras da agricultora Juscilene Santana, da comunidade do Rio Branco, referente ao papel do Bolsa Família Itinerante que está atendendo aos locais mais longínquos, principalmente na zona rural de Alagoinhas. As atividades são desenvolvidas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em roteiros pré-determinados.

Os atendimentos são realizados durante a semana sempre as segundas, quartas e quintas-feiras. Dois veículos equipados com o que há de mais moderno e preparado para atender as localidades distantes e com acesso restrito.

O Bolsa Itinerante é mais uma inovação da SEMAS, através de recursos do Governo Federal, onde a população tem acesso a todos os serviços do Cadastro Único (cadastramento, recadastramento, inclusão, exclusão, desbloqueio, busca ativa, visita e acompanhamento de familiares, etc.). A SEMAS fez um mapeamento da cidade e foram pré-selecionadas algumas localidades. Atualmente, os dois carros vão percorrer 28 roteiros, porém podem ser acrescentados outros a depender da demanda.

Os carros possuem toda a infraestrutura necessária para um atendimento de qualidade. Duas minissalas climatizadas, televisão, frigobar, mesas, cadeiras e computadores portáteis para as localidades que possuam acesso à rede mundial de computadores (Internet). As equipes são sempre mistas com assistentes sociais, psicólogos, digitadores, advogados e um coordenador.

Para a secretária de Assistência Social Tatiana Andrade esse projeto vai amenizar os transtornos causados aos beneficiários que residem nas comunidades mais distantes e necessitam desses atendimentos “A gente leva esse serviço dando uma comodidade maior para a população. Entendemos que essas pessoas, além de morar nas localidades mais distantes possuem dificuldades com recursos financeiros e de acesso ao transporte durante os dias da semana”, pontuou.

Ainda segundo a secretária, “as comunidades agora têm acesso a todos os serviços do Bolsa Família sem a necessidade de se deslocar até a sede”, finalizou.
Nessa quarta-feira, 21, os veículos estarão nas seguintes localidades: Patioba/Santo Antônio e Cangula. Já na quinta-feira, 22, Catuzinho e Quizambu.

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Leonardo Coutinho

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje