BATE PRONTO 77

Mais uma coluna à disposição dos leitores do Alagoinhas Hoje. Com a proximidade do processo de disputa pelo Executivo, como é comum em anos pré-eleitorais, o debate ressente-se da racionalidade necessária ao bom combate. Sem isso, a cidade perde a oportunidade de experimentar o diálogo fecundo e produtivo. Verbalizar muito não é falar de maneira acertada. Ter receitas para tudo é não possuir foco.  Prescrever soluções miraculosas é não ter noção de nada. Até a próxima coluna. 

Elmar

Estômago x fígado

O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Elmar Mendes (foto), confunde estômago com fígado. Gestor público precisa ter grande resiliência, absorver as críticas e não reagir apenas e tão somente com a bílis.  É preciso digerir mais e excretar menos. Já estão irritantes suas intervenções no programa Primeira Mão, sempre como dono da verdade e gestor acima de qualquer crítica. Em dois anos, Mendes não mostrou competência à frente da autarquia, que enfrenta múltiplas crises.

SAAE

Paulo Cezar, com seu ritmo próprio, precisa tomar providências para colocar o SAAE no rumo certo. Atualmente, a empresa é incapaz de fazer os investimentos que a sociedade demanda. Fantasmas dos azis miram o SAAE e isso, segundo uma fonte do Alagoinhas Hoje, seria a principal motivação do alcaide adiar a substituição de Elmar Mendes.

Fiel escudeiro

O vereador Djalma Santos (PRB) é o mais fiel escudeiro da secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Sônia Fontes, e defensor da candidatura da ex-deputada estadual à Prefeitura de Alagoinhas. Dizem que ele é muito bem tratado pela secretária e suas demandas, apesar da letargia da SEINFRA, são prioridade da agenda sonista.

Na área

Renato Almeida, secretário da Fazenda da Prefeitura de Alagoinhas, está na área e trabalha nos bastidores sua pré-candidatura ao Executivo. Almeida vem conversando com seus colegas de primeiro escalão argumentando que conhece a máquina administrativa. E mais:  tem participado de “galinhadas” nos finais de semana em várias localidades do município. O gestor não recusa nenhum convite. Saiu da dieta longilínea.

Águas do Viver

Depois da repercussão negativa de matéria publicada pelo Alagoinhas Hoje, a construtora Atrium assegurou que terminará as obras do residencial Águas do Viver, situado no Mangalô, em 60 dias. Mas o SAAE não apraza a conclusão da estação de tratamento. Sem isso, nada de condições de entrar nas casas. E mais tempo de espera.

Outdoor

Pré-candidato à Prefeitura de Alagoinhas, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, apareceu em outdoor parabenizando os pais do município. Outdoor feio, sem conceito e que certamente não atingiu os objetivos propostos. Torres precisa melhorar sua comunicação. Não está dando liga.

PT

A definição do candidato petista à Prefeitura de Alagoinhas se estende além da previsão inicial e parece que se arrastará pelos próximos meses. “Forças nada estranhas” trabalham para adiar a decisão, questionando o calendário apresentado pela direção partidária.

Delação I

A delação do ex-deputado federal Luiz Argôlo é pesadelo para muita gente em Alagoinhas. Na Bahia, nem se fala. Caixas de Lexotan são as únicas alternativas para vencer as noites em claro à espera da Polícia Federal.

Delação II

Em 29 de julho, à frente de todos os veículos de comunicação da Bahia, o Alagoinhas Hoje citou a possibilidade da delação de Luiz Argôlo. De pronto, em um grupo do WhastsApp, Manoelito Argôlo Junior fez referência à falta de credibilidade do site. O que ele tem a dizer agora? Junior topa confrontar sua credibilidade com a do Alagoinhas Hoje? Melhor que ele esqueça a política e vá procurar alguma coisa de útil para fazer na vida porque tempos ainda mais sombrios se avizinham. 

Roberto Torres com a palavra

“Quando fui informado que estava sendo motivo de ataques e chacotas por esse editor, acessei o site e fiquei indignado com o que li. Acredito caros leitores, que há um interesse oculto para justificar a insensatez nas publicações redigidas por esse editor, provavelmente na tentativa de desviar o foco da minha imagem junto à comunidade, que reconhece a minha idoneidade e conduta como pessoa, cidadão, gestor e político. Não me cabe apontar o sujeito que está por trás dessa tentativa de me diminuir perante a sociedade de Alagoinhas. Quem me conhece sabe que as minhas qualidades são infinitamente maiores do que qualquer fragilidade em meu discurso. E, vale sempre lembrar que existem bons oradores na cadeia acusados por corrupção.

A coluna Bate Pronto 74 apontou que o meu discurso é pobre de vocabulário e enfadonho, que irrita e aborrece o ouvinte. Isto é normal quando o ouvinte tem alguma divergência com o interlocutor, mas, o que me chamou bastante atenção e me agradou foi a sua comparação da minha pessoa ao Marechal Lott.

Quem já leu a Biografia do Marechal Henrique Lott intitulada O Soldado Absoluto, de autoria do jornalista Wagner William, sabe da importância do General Lott na história política do Brasil. Segundo o jornalista, a carreira de Lott no exército foi marcada pela sua integridade inabalável, dedicação e sucesso. Pesquisas sobre a sua vida indicam que ele sempre foi um homem honesto e de opinião forte, provavelmente, por conta disso, incomodou muita gente.

Na coluna Bate Pronto 75, o senhor propôs que procurasse um fonoaudiólogo para melhorar minha performance verbal já que almejo postos mais elevados na política.  Em minha opinião, o mais importante na política é, sobretudo, a honestidade, o respeito à pessoa humana, o bom caráter, ser um bom gestor.

A propósito, caro editor: eu não quero sua leniência para com a minha atuação política, quero sim, imparcialidade e respeito, se não a mim, mas, aos seus leitores.”

Foto Elmar: SECOM/PMA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo