BATE PRONTO 72

Mais uma coluna com informações dos bastidores da política de Alagoinhas, que fervilha neste momento em que o objetivo principal dos grupos políticos é ampliar o controle de legendas para a disputa do Executivo e das 17 cadeiras do Legislativo. Sem dúvida, o que for construído nos próximos 82 dias, quando se encerra o prazo para filiação partidária, definirá parte da disputa de 2016. Até a próxima coluna. 

PREMIO PC

Premiação I

O prefeito Paulo Cezar recebeu ontem, em Salvador, junto com mais duas dezenas de gestores municipais, em evento da Fundação César Montes (FUNDACEM), premiação por conta, segundo o gestor da entidade, dos investimentos em qualificação de pessoal. Boa parte dos ocupantes de primeiro escalão esteve presente.

Premiação II

José Ronaldo, prefeito de Feira de Santana, que também recebeu prêmio da FUNDACEM, estava acompanhado do ex-petista Sérgio Carneiro, que foi deputado federal, e ocupa cargo de primeiro escalão na atual administração. Detalhe nada desimportante: Carneiro, no momento da premiação de seu superior hierárquico, foi o fotógrafo. Aparentemente, ninguém da SECOM da prefeitura esteve presente.

DNA

O DNA carlista que muitos querem esquecer, ao que parece, colaborou, além da amizade pessoal, para a união entre o senador Otto Alencar e a secretária municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Sonia Fontes, futura controladora do PSD, legenda comandada no estado pelo senador, que construiu grande parte de sua carreira política à sombra do então chefe ACM, o Peixoto de Magalhães.

Traíra

Em grupos do WhatsApp, o senador foi chamado de traíra por conta da aliança selada com o prefeito Paulo Cezar, que enfraquece seus adversários e fortalece o grupo político situacionista. Alguém ainda se espanta com trairagem na política?

Base de Rui?

Considerado profissional da política, embora seja médico por formação, Otto, ao ceder o PSD à secretária, com apoio e articulação do prefeito Paulo Cezar, sinaliza o desejo de ganhar a eleição para a Prefeitura de Alagoinhas e enfrentar o PT em 2016, apesar de sua legenda participar do governo Rui Costa. Dirão os analistas de ocasião: uma coisa nada tem a ver com a outra.

Futuro

Como os políticos pensam nas próximas eleições, é fácil supor que uma futura candidatura do prefeito Paulo Cezar à Assembleia Legislativa em 2018 se dará pelo PSD, que não tem um deputado estadual na macrorregião de Alagoinhas. Os envolvidos dirão que está cedo para tais especulações, mas alguém acredita nestes argumentos? Pensam o tempo todo em 2016 e 2018, agindo sempre com o intuito de preservar e conquistar posições de poder.

BR 101

Sob certo sigilo, com apoio de vários segmentos, está planejado para amanhã ou nos próximos dias o fechamento da BR 101, na altura do canteiro de obras montado pela empresa que ganhou a licitação visando duplicar a estrada. Vai virar manchete nacional por conta da importância da rodovia.

Nem pintado de ouro

O Alagoinhas Hoje ainda não conseguiu saber as razões, mas foi informado que o senador Otto Alencar, com longa carreira política, não quer ver o médico Joaquim Neto, pré-candidato à Prefeitura de Alagoinhas, nem pintado de ouro. A simples menção ao nome de JN faz Otto ficar ruborizado. Ao que parece, de raiva. Em uma oportunidade adequada, o editor do site fará o questionamento ao senador.

PT

Apesar dos sinceros esforços do presidente do diretório municipal do PT, Edinaldo Oliveira, o partido, se não tomar atitudes imediatas e corretas, ficará isolado na disputa eleitoral do próximo ano, quando poderá defrontar-se com a candidatura oficial, possivelmente capitaneada por Sonia Fontes, e uma terceira via, que juntará os cacos do grupo do prefeito Paulo Cezar. O PT vem perdendo aliados velozmente e não consegue se aproximar de outras siglas.

Azi

O deputado federal Paulo Azi (DEM), cujo grupo político participa em posições de destaque da administração cezista, não estaria aceitando de bom grado a possibilidade da candidatura da arquiteta Sonia Fontes. Ele, segundo alguns interlocutores do AH, articula  conversas com os insatisfeitos e estuda a viabilidade de uma candidatura em oposição ao chefe do Executivo. A tão falada terceira via poderá sair com apoio de Azi e dos “rebeldes”, que hoje estão no poder em Alagoinhas.

Biruta

O vereador Arão está parecendo biruta de aeroporto e anda meio sem rumo. Na semana passada, em uma emissora de rádio, criticou com veemência o gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Anderson Baqueiro, e também o prefeito Paulo Cezar, mas de leve, afirmando que o alcaide às vezes acerta, mas também erra. Baqueiro foi “aconselhado” a não bater boca com Arão no programa matinal.  

PDT

Amanhã, o prefeito Paulo Cezar e o presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Junior, se encontram para tratar do futuro do partido em Alagoinhas. O controle da legenda, como assegurou o deputado ao Alagoinhas Hoje, está garantido ao grupo do prefeito Paulo Cezar. Falta definir o nome do presidente do diretório municipal.

Amigo da onça

Um amigo do vereador Radiovaldo Costa (PT), que não acredita em sua candidatura à Prefeitura de Alagoinhas, e afirma sem quaisquer resquícios de dúvida que o candidato petista será o deputado Joseildo Ramos, disse-lhe que ele acabará sendo “o Edésio do PT”. Ou seja, eterno candidato à Câmara de Vereadores.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje