BATE PRONTO 19

Mais uma coluna Bate Pronto, depois de uns dias sem as notas que têm agradado os leitores do Alagoinhas Hoje. O jornalismo, cujo papel é incomodar, perde sua função essencial quando busca acomodar situações e relativiza opiniões com receio das posições dos criticados. Que os leitores avaliem se o jornalismo praticado pelo Alagoinhas Hoje é bom ou ruim. Os leitores são os únicos juízes do site.

Conselheiro I

O deputado federal Luiz Argôlo (PP) foi um dos conselheiros do vice-prefeito de Alagoinhas, Geraldo Almeida (PP), para que a polêmica com o editor do site fosse encerrada, evitando, assim, maior desgaste ao governo municipal e ao partido.

Conselheiro II

Antes que os apressados tentem desmentir a nota postada acima, o site avisa: a fonte é “quente” e tem canal aberto com o deputado Argôlo, que gosta mais de bastidores, onde atua com bastante desenvoltura. As luzes da ribalta, que muitos gostam, não fazem bem ao líder político do vice-prefeito e do secretário de Educação.

Pito I

Na segunda-feira, em evento no gabinete do prefeito para o lançamento de mais um conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, os vereadores José Cleto e Jorge Mendes tomaram um “pito” público de Paulo Cezar, após solicitarem a realização de festejos juninos em Boa União e Riacho da Guia em um ambiente completamente inadequado.

Pito II

Irritado com as cobranças, o prefeito bateu na mesa e afirmou que “estava trazendo mais investimentos para Alagoinhas e que não era hora dos vereadores tornarem públicas as cobranças relativas aos festejos juninos”. A reação inesperada do prefeito deixou os dois vereadores sem qualquer reação e completamente ruborizados.

Pito III

A secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Sonia Fontes, já havia feito uma reprimenda a três vereadores que a contestaram na audiência pública que aconteceu no final de Fevereiro para tratar da privatização da rodoviária. Agora, foi a vez do prefeito passar uma descompostura pública em dois edis, inclusive no presidente da Câmara de Vereadores.

Miséria

O fundador da Pastoral do Menor, Fred Goven, disse na audiência pública de ontem na Câmara de Vereadores, cujo tema foi a segurança, que estranhou o fato do prefeito Paulo Cezar ter comemorado, em um evento que aconteceu há vários meses, a existência de 23 mil pessoas inscritas no Programa Bolsa Família. “Ele comemorou a miséria”, afirmou.

Professora

Sem conseguir resolver as questões de infraestrutura do município, a secretária Sônia Fontes esteve ontem em Cardeal da Silva para ser uma das palestrantes da Conferência das Cidades. Seria bom que a prefeita Maria Quitéria a convidasse para assumir uma pasta em Cardeal da Silva. Alagoinhas agradeceria e concederia a Quitéria o título de cidadã alagoinhense.

FUNDEB I

Os conselheiros do Conselho do FUNDEB aprovaram integralmente as contas da Secretaria de Educação relativas à 2012. Eles levaram em consideração os pagamentos irregulares feitos à servidora Nadir Rodrigues Florêncio? Fizeram o acompanhamento das contas do FUNDEB por intermédio do portal do TCM? Qual a resposta da SEDUC em relação à transferência de recursos do FUNDEB para a  “Conta SEDUC Parcela 25%” no mês de Janeiro de 2012? A transferência é proibida por lei.

FUNDEB II

A presidente do Conselho do FUNDEB, Luciene Santos, descumprindo a Lei da Transparência, não respondeu ofício do ex-conselheiro Moisés Ferreira, que solicitou cópia da ata da reunião em que as contas SEDUC/FUNDEB foram aprovadas, cópia do parecer do conselho opinando pela aprovação e o calendário das reuniões de 2013.

ARQTEC

Gente graúda da administração municipal almoçou com o representante da ARQTEC no dia anterior à licitação para contratação da empresa que fará a gestão do aterro sanitário. O encontro foi em local público. Sorte que a empresa não ganhou o certame, porque senão muitas dúvidas seriam levantadas. Ou certezas. E com razão. Um pouco de juízo não faria  mal aos gestores da Prefeitura de Alagoinhas.

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje