BATE PRONTO 44

Após um longo período de ausência e muitas cobranças, a coluna está de volta com dez notas sobre a política do município e fatos que atraem a atenção dos leitores do Alagoinhas Hoje, que se acostumaram com o estilo e conteúdo deste espaço. Voltamos com o propósito de manter certa periodicidade da coluna. O site agradece a fidelidade dos leitores. Boa leitura e até o próximo encontro.

Prestígio

Segundo o presidente do PDT alagoinhense, Fernando Aranha, o prefeito de Alagoinhas foi o único citado pelo ex-ministro do Trabalho e presidente nacional do partido, Carlos Lupi, dentre os 58 mandatários municipais que compareceram ao almoço realizado pelo deputado Marcelo Nilo na última terça-feira. Em seu discurso, Lupi saudou, ao citar Paulo Cezar, todos os prefeitos presentes. Para Aranha, o fato demonstra o “inequívoco” reconhecimento do PDT ao trabalho administrativo e político desenvolvido em quase cinco anos de mandato.

Trindade I

Ilustre desconhecido em Alagoinhas, o presidente do PROS da Bahia, deputado federal licenciado Maurício Trindade, atual secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, começa a se articular no município para lançar a candidatura do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Mendes, à Assembleia Legislativa. Qual o prestígio de Trindade em Alagoinhas que o credencia a pilotar esta ação política e partidária? Certamente nenhum. Que ele continue sendo um ilustre desconhecido na cidade. Não tem nada a oferecer aos cidadãos alagoinhenses.

Trindade II

A estratégia do presidente do PROS baiano, segundo uma fonte do Alagoinhas Hoje, encobriria, na verdade, os interesses eleitorais do deputado Paulo Azi, que assim, agiria nos bastidores para não abrir confronto direto com o prefeito e minar às claras a possível candidatura da secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade, à Assembleia Legislativa.

Cargos

Frase de um aliado de Paulo Cezar: “Quem não estiver alinhado com as candidaturas apoiadas pelo prefeito terá que entregar os cargos de confiança”. Os próximos meses serão verdadeiros testes para cardíacos. Alguém topa entregar agora os cargos com salários polpudos e pouco trabalho?

Indigesta

O presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Mendes (PROS), não esconde sua opinião sobre a possível candidatura da secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade, à Assembleia Legislativa. Ele a qualifica como indigesta e afirma aos quatro cantos que a esposa do prefeito se indispôs com quase todas as forças políticas vinculadas a Paulo Cezar. Mendes estará disposto a bancar até o fim este conflito com o centro do poder que comanda a administração municipal?

Candidatura

A informação sobre a possível candidatura do deputado estadual Joseildo Ramos (PT) à Câmara dos Deputados, veiculada pelo Alagoinhas Hoje, repercutiu na mídia radiofônica e nos segmentos da cidade que gostam de política. Gente que considera o deputado como adversário, surpreendentemente, elogiou a suposta inserção do nome de Joseildo na chapa proporcional do PT e partidos coligados à Câmara dos Deputados.

Mudança I

O vereador Antônio Carlos Almeida (Cabeça) arrumou as malas e saiu do PCdoB. Exercendo seu primeiro mandato, ele abrigou-se no PROS e apoiará a candidatura de Jorge Mendes à Assembleia Legislativa. Rapidamente, Cabeça aprendeu o modus operandi dos políticos e demonstrou não ter ideologia alguma. A mudança foi radical: saiu de um partido de esquerda e se filiou a uma sigla de direita. Agora, o PCdoB não tem mais representante no legislativo municipal. O partido experimenta uma fase de franca desagregação em Alagoinhas. Sem um freio de arrumação, poderá minguar no próximo pleito e influenciar muito pouco na disputa pela prefeitura em 2016.

Mudança II

Nos próximos dias novas mudanças de partidos podem acontecer na Câmara de Vereadores, com reflexos diretos nos apoios dos edis às candidaturas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Neste período, vereador passa a valer ouro. A maioria está vivendo em um éden nunca antes imaginado. Os celulares não param de tocar com as mais variadas propostas políticas.

Votação

O projeto de lei que assegura aumento salarial aos ocupantes de cargos de confiança do SAAE está na pauta de votação da sessão de hoje (17) da Câmara de Vereadores. O clima é tenso e a conflagração da base aliada poderá causar problemas aos defensores da aprovação do projeto. É esperar para conferir. A tarde promete ser quente. Muito quente, mesmo com chuvas fora de hora e um clima atípico para este período do ano. 

PDT

Fernando Aranha, presidente do PDT de Alagoinhas, entende que o partido precisa abrir canais de diálogo com outras siglas e não ficar vinculado exclusivamente ao projeto de poder do PT. Para ele, o governo Wagner avançou em muitas áreas, mas no campo político não pode haver imposição pura e simples de nomes aos aliados. Aranha vê como natural as conversas com a senadora Lídice da Mata, que na Bahia será a encarregada de construir palanque para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB.  O dirigente pedetista acredita na viabilidade eleitoral do deputado estadual Marcelo Nilo, seu correligionário e pré-candidato ao governo do estado.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje