BATE PRONTO 140

Apesar das ações da SMTT, a zona azul continua sendo foco de desgaste do governo Joaquim Neto. Por meio das redes sociais é possível verificar a revolta de cidadãos alagoinhenses. As críticas são contundentes. Neste cabo de guerra, quem ganhará a parada? O tempo nos dará as respostas. 

ZONA AZUL 1

Projeto necessário para racionalizar a utilização de vagas no centro de Alagoinhas, a zona azul até agora não cumpriu seus objetivos do ponto de vista da satisfação dos usuários. A revolta é grande e as reclamações são praticamente unânimes.

ZONA AZUL 2

A despeito da desorganização da E-Parking e de sua suposta incapacidade de gerir a zona azul, não se pode negar que em Alagoinhas há certa “cultura” contra a modernização, que pode ser atribuída ao provincianismo de uma cidade que caminha para o futuro, mas ainda tem raízes fincadas no passado.

VICE

Embora afirme que o foco do momento é na administração, o prefeito Joaquim Neto já pensa em reeleição. Terá que encontrar um (uma) vice com votos e capacidade de somar. Atributos que a vice-prefeita Iraci Gama não possui. Realidade incontestável e sabida por aqueles que conhecem a política de Alagoinhas.

CENTRO DE CULTURA

A manutenção do jornalista Tárcio Mota na direção do Centro de Cultura de Alagoinhas seria a atitude mais correta do governo do estado. A gestão de Tárcio é diferenciada e abriu o CCA para diversos segmentos da comunidade. Na política, contudo, nem sempre a competência é levada em conta. O que importa, às vezes, é ocupar espaços na máquina pública. Mesmo sem competência.

PC NERVOSO

Fontes da coluna informam que o ex-prefeito Paulo Cezar está muito nervoso. As razões do nervosismo cezista não foram elucidadas.

FEDERAL

O ex-deputado estadual Joseildo Ramos deverá assumir vaga na Câmara dos Deputados nos próximos dias. Suplente, Ramos esperou a arrumação política do governador Rui Costa com a nomeação de deputados federais para o secretariado estadual. Joseildo será deputado federal.

ALIADO

Circula na internet texto no qual o vereador Juracy Nascimento é apontado como principal aliado da campanha do médico Joaquim Neto em 2016. A afirmação não confere com a realidade e despreza o papel de muitas e muitas pessoas que colaboraram diretamente para a vitória. Pessimamente escrito, com erros primários de língua portuguesa, o texto (apócrifo) é um amontoado de mentiras deslavadas. 

CHINA 1

Ontem (21), o editor da coluna conversou com Clóves Cedraz, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEBA). Ele estará em Alagoinhas na próxima quarta-feira (27) para conversar com líderes das Forças Empresariais. A FACEBA coordena viagem de empresários e prefeitos baianos à China, que será realizada em abril.

CHINA 2

O roteiro prevê passagens pelas seguintes cidades: Shanghai, Guangzhou, Beijing (Pequim). Dez prefeitos baianos farão parte da comitiva. O prefeito Joaquim Neto foi convidado por Clóves Cedraz e estará fora do Brasil entre 7 e 18 de abril. A vice Iraci Gama assumirá a chefia do Executivo. Tomara que não assine decreto, portaria ou sancione alguma lei polêmica.

CHINA 3

Algum empresário alagoinhense estará na comitiva baiana que visitará a China? As entidades empresariais de Alagoinhas são péssimas em comunicação e amadoras neste quesito. Não aprenderam com Chacrinha, o Velho Guerreiro.

FF 1

O professor Fabrício Faro (foto), ex-secretário de Educação da Prefeitura de Alagoinhas, que deixou marcas positivas em sua passagem pela gestão pública, assumiu função diretiva na Santa Casa de Misericórdia com atribuições de organizar processos, coordenar a área financeira e ampliar o atendimento da instituição, inclusive com inovações tecnológicas que visem facilitar o acesso dos usuários (aplicativos, resultados de exames por meio digital). 

FF 2

Fabrício Faro é um dos nomes colocados no tabuleiro sucessório de Alagoinhas. Jovem, ele foca em 2020, mas tem tempo para futuras disputas proporcionais e majoritárias.

PSL

Tem gente que não acreditou nas negativas do prefeito Joaquim Neto em relação ao seu desinteresse em ingressar no PSL. Fonte da coluna afirma que o prefeito vem tentando conversar com a deputada federal Dayane Pimentel, presidente do partido na Bahia. O assunto, segundo a fonte, seria, sim, a filiação do prefeito na legenda (ainda) bolsonarista.

BASE

A base joaquinista na Câmara de Vereadores balança. As insatisfações são diárias e as tensões internas alcançam temperaturas elevadas. Com nove parlamentares em sua base, o prefeito não pode perder nem mais um vereador. O cenário não é nada bom. O ingresso do vereador Pastor Lins na base colocou mais um ingrediente explosivo na relação dos situacionistas.

DEM 1

Dirigentes do DEM, sob condição de anonimato, afirmam que o prefeito Joaquim Neto perdeu as condições políticas para continuar na legenda. O prefeito sairá de livre e espontânea vontade ou será expulso? A conferir.

DEM 2

Roberto Torres, presidente da Câmara de Vereadores, sairá do DEM. O seu destino político ainda é incerto. O PRB, que seria a legenda preferencial, poderá não contar em seus quadros com Torres, que trabalha para compor futura chapa majoritária em 2020.

DEM 3

O vereador Jorge da Farinha é outro parlamentar que prepara sua saída do DEM. Destino: PTC. Juracy Nascimento é outro que também deverá deixar o partido. Nunca foi demista e usou a legenda apenas para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores. Mas não foi o único e não fugiu da cultura política brasileira.

DEM 4

Fonte do partido avalia as saídas como oportunidades para renovação da legenda em Alagoinhas e seu fortalecimento na disputa proporcional do próximo ano. 

SUBSECRETÁRIO 1

O empresário Rannyery Miranda (foto), subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Meio-Ambiente, em conversa com o editor da coluna, afirmou que atuará tecnicamente. Ele disse que o ingresso no atual governo simboliza sua desvinculação de grupo político. Ele negou que tenha havido discussão acalorada com o ex-prefeito Paulo Cezar após as especulações iniciais em 2018 sobre sua nomeação. 

SUBSECRETÁRIO 2

Rannyery Miranda garantiu que uma de suas atribuições será o diálogo permanente entre o governo e as Forças Empresariais. 

SUBSECRETÁRIO 3

O prefeito Joaquim Neto, em contato telefônico com o editor da coluna, afirmou que Rannyery Miranda somará muito na área de atração de investimentos para Alagoinhas. Ele declarou que o empresário Gilberto Schincariol Filho, controlador da PKG, atribui a instalação da fábrica no município ao trabalho de Rannyery Miranda. 

CONFUSÃO

Muita gente em Alagoinhas faz confusão entre matérias e artigos. Nas matérias, narra-se um fato ou registra-se declaração de um político e/ou entrevistado de outra área. Os artigos se prestam para demarcar opiniões do autor. Portanto, se em uma matéria, por exemplo, o prefeito Joaquim Neto dá declarações (jargão jornalístico) não cabe ao editor do site contestá-las (se são verdadeiras ou falsas). 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje