Tesouro Nacional: Prefeitura de Alagoinhas está na lista de bons pagadores

A Prefeitura de Alagoinhas, segundo informações do Correio, está na lista de bons pagadores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). 

Dos 417 municípios baianos, 215 foram classificados com a nota C na tabela sobre a Capacidade de Pagamento. Os municípios não são avaliados como bons pagadores e estão impossibilitados de fazer operações financeiras  que dependam do aval da STN. 

Entre os 20 maiores municípios baianos, 1o estão na lista de maus pagadores: Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Eunápolis, Valença e Candeias. 

Feira de Santana, Camaçari e Jequié obtiveram nota A e estão na principal lista da STN. 

Com nota B, também na lista de bons pagadores, estão os municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Ilhéus, Alagoinhas, Paulo Afonso e Guanambi. 

Segundo o prefeito Joaquim Neto, a inserção da Prefeitura de Alagoinhas na lista de bons pagadores da STN, órgão do governo federal que adota rígidos critérios técnicos, demonstra que a administração acertou ao focar no equilíbrio financeiro como uma das principais metas do primeiro biênio. “Fizemos e estamos fazendo o dever de casa. Por isso, nossa avaliação é muito boa, indicando a capacidade da prefeitura em contrair operações financeiras para investimentos em diversas áreas, principalmente em infraestrutura”, afirmou. 

O prefeito não informou se a administração municipal está em fase de negociação com órgãos nacionais e internacionais para formalizar nova operação financeira.

Ele admitiu que representantes de instituições de crédito estão procurando a Prefeitura de Alagoinhas para oferecer recursos financeiros. “Bons pagadores sempre estarão na lista dos bancos oficiais e dos órgãos que disponibilizam recursos para os municípios”, salientou 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje