BATE PRONTO 101

A política se transformou em verdadeira sopa de letrinhas, com excesso de sal, e as possíveis coligações partidárias em Alagoinhas demonstram que alinhamento ideológico é o que menos importa “na hora do vamos ver”. Até agora, por conta das dificuldades que enfrenta, o Partido dos Trabalhadores é o único coerente: está sozinho e isolado, sem perspectivas de alianças robustas para enfrentar a campanha majoritária. O isolamento petista é maior do que o afastamento dos esquimós, habitantes do Círculo Polar Ártico.

SOPA DE LETRINHAS 1

PT I

No dia 25 de outubro de 2015, portanto, há quase seis meses, o Partido dos Trabalhadores escolheu o vereador Luciano Sérgio como seu candidato à Prefeitura de Alagoinhas. De lá para cá, ele não retirou sua postulação, mas o partido também não a anunciou, deixando-a no limbo, jogada para as calendas gregas. Por fidelidade e espírito partidário, o petista não reclamou, mas sua situação é no mínimo incômoda. E a deselegância da legenda uma verdade incontestável.

PT II

Após perder todas as disputas nas quais se envolveu com objetivo de controlar três legendas- PSD, PROS e PSL -, e levar ao forno eleitoral uma “sopa de letrinhas”, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) argumenta que não tem partidos e sim o apoio de pessoas. Pergunta-se: pessoas garantem tempo no horário eleitoral de rádio? No passado, mais precisamente em 2000 e 2004, Ramos contou com apoio de várias legendas. As conquistas pretéritas não resolvem os grandes dilemas do presente. Mas o discurso tenta mitigar as atuais dificuldades. 

PT III

Quem participou da reunião entre o PT e alguns segmentos sociais, que aconteceu na sexta-feira (15), saiu com a nítida impressão sobre as dificuldades internas do deputado estadual Joseildo Ramos para ser o candidato majoritário da legenda. A quinta candidatura de Ramos à Prefeitura de Alagoinhas virou miragem no deserto do Saara por razões óbvias: isolamento, incapacidade de agregar apoios e racha do partido com a saída do vereador Radiovaldo Costa, pré-candidato da Rede.

Quem não se comunica, se trumbica

Frase antológica de Chacrinha, o Velho Guerreiro, pode ser aplicada na política. As direções estaduais da Rede e do PMDB ficaram sabendo da aliança local dos dois partidos pelo site Alagoinhas Hoje. Ninguém gostou. Os partidos e políticos aliançados com Radiovaldo Costa precisam melhorar suas estratégias comunicacionais. 

Morumbi

Alagoinhas está exportando “capitais”: “empreendedor” local investiu em ponto comercial no Shopping Morumbi, um dos mais sofisticados da Paulicéia Desvairada, principal centro do capitalismo brasileiro. O aporte inicial foi de R$1 milhão. Os precedentes alagoinhenses crescem a cada dia.

Juízo

Felizmente, existe gente com mais juízo do aquele demonstrado pelo escrevinhador, que não sabe que o tempo não é propriedade de ninguém. E mais ainda: que antiguidade, quando acompanhada de qualidade, é posto quase irremovível. Escrevendo é uma tragédia, mais do mesmo, sem o estilo dos grandes profissionais da área. Meia década é muito pouco para transformá-lo em referência. Mas ele não sabia disso. Precisou ser enquadrado. Duas alternativas: ou aceitava ou perderia o emprego, bem remunerado com dinheiro dos contribuintes de Alagoinhas.

Candidatura I

Lançada na última sexta-feira, em entrevista concedida ao programa Digital News pelo deputado federal José Carlos Araújo, presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e principal dirigente do Partido da República na Bahia, a candidatura do radialista Ailton Borges (PR) à Prefeitura de Alagoinhas ganhou reforço de peso e terá que seguir em frente.

Candidatura II

Os dirigentes do PR, PRTB, PP, PTdoB (?) e PRP, apoiadores da candidatura de Ailton Borges, acreditam no crescimento do seu nome e pensam ser possível viabilizar de fato sua postulação. Ailton transita em segmentos eleitorais de Sônia Fontes e Joaquim Neto, os dois mais prejudicados com a manutenção do radialista no tabuleiro sucessório.

Crescimento

Com definição de seu nome e a declaração de apoio do prefeito Paulo Cezar, muita gente acredita no crescimento de Sônia Fontes (PSB) nas próximas pesquisas. É esperar para ver. Ela está se movimentando, conversando com segmentos da sociedade alagoinhense e apresentando suas propostas. Recentemente, uma eleitora foi agraciada pela secretária com bolo de aniversário.

Isolados

Filadelfo Neto (PTN) e Juscélio Carmo (PSDB) estão isolados e até agora não agregaram apoios de peso, que sejam capazes de conferir importância às suas pré-candidaturas. A disputa entre eles é renhida, mas de forma inversa, porque no meio político de Alagoinhas discute-se quem será o último colocado.  Outro grande disputante da rabeira é Márcio Reis, do PSC, que insiste em manter suas pretensões.

PEN

Legenda nanica, o Partido Ecológico Nacional ganhou importância em Alagoinhas. Dirigido por Jurandir (Meu Líder) Santana, o PEN caminha na direção da candidatura de Sônia Fontes (PSB), apesar do trabalho de gente ligada ao deputado Joseildo Ramos visando controlar a sigla. Tem tudo para ser mais uma derrota do ex-prefeito.

PSL

Após muitas discussões radiofônicas e em grupos do WhatsApp, a professora Jacilena Almeida ingressou no PSL. A sigla está na base aliada de Paulo Cezar e apoiará a candidatura de Sônia Fontes (PSB). Situação nada confortável para a professora e seu mentor político, que flertam com a candidatura de Joseildo Ramos (PT). A velha incoerência dos políticos tradicionais aparentemente contaminou os novatos.

Rumo ao DEM

A filiação do vereador José Edésio ao PTdoB teve as digitais do prefeito de Salvador, ACM Neto, que articula a migração da legenda para a candidatura de Joaquim Neto (DEM). Edésio, apesar do desgaste político, poderá ser o vice de Neto. Atualmente, o PTdoB apoia a postulação do radialista Ailton Borges. José Alfredo Menezes quer ser secretário da Prefeitura de Alagoinhas. O que menos importa é o governo, contanto que uma pasta esteja à sua disposição. O grande motivo de sua dissidência é não ter sido “prestigiado” pelo prefeito Paulo Cezar, que não lhe concedeu o status de secretário. É apenas subsecretário de Administração. 

Partidos

Estudo de Jessé Bico de Pena, um dos maiores conhecedores de partidos em Alagoinhas, registra que o município tem as seguintes legendas aptas a disputar o pleito de 2 de outubro: Partido da Mulher Brasileira (PMB), Rede, PMDB, PHS, PPS, PDT, SD, PROS, PSD, PSB, PRB, PTB, PTC, PMN, PTB, PTC, PPL, PSL, PSOL, PTN, PSDB, PT, PCdoB, PV, DEM, PRTB, PP, PR, PRP, PTdoB. Faltaram os partidos de esquerda: PSTU, PCB e PCO. Verdadeira sopa de letrinhas.

Fora

Vereador da base do governo foi colocado para fora do gabinete do prefeito Paulo Cezar. Os impropérios dirigidos ao parlamentar são impublicáveis. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo