BATE PRONTO 57

A última coluna do ano está à sua disposição, caro leitor do Alagoinhas Hoje. Desejamos contar com sua confiança em 2015, ao tempo em que reafirmamos nosso compromisso com a informação e a busca incessante de matérias exclusivas, voltadas para o interesse público. Continuaremos trabalhando muito no próximo ano para que você, leitor do Alagoinhas Hoje, acesse conteúdo de qualidade que trate do dia a dia da cidade de forma diferenciada e com profissionalismo. Agradecemos a todos que acessaram ao longo de 2014 as páginas do site. Fizemos muitos amigos. Os detratores do Alagoinhas Hoje, que preferem avaliar os fatos de forma enviesada, terão que lidar com a repercussão do nosso trabalho. Até 2015.

Candidatura I

Nos bastidores, a senadora Lídice da Mata (PSB) se movimenta para fortalecer a pré-candidatura da secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Sonia Fontes, à Prefeitura de Alagoinhas. Lídice quer mantê-la no PSB e planeja conversas com outras forças políticas do município com intuito de fortalecer seu partido.

Candidatura II

A secretária, mesmo que discretamente, já começou a agir como pretendente ao cargo e distribui sorrisos por onde passa. Na confraternização de final de ano da União das Associações dos Moradores de Alagoinhas (UAMA) esbanjou simpatia. Em outro evento social, reuniu o grand monde do segmento político alagoinhense. Para quem tem apenas seis anos de convivência com a sociedade alagoinhense, ela demonstra muita desenvoltura.

Candidatura III

Uma fonte do Alagoinhas Hoje afirmou que a senadora e a secretária são as responsáveis do ponto de vista político, ao lado corpo técnico da administração municipal (leia-se Renato Almeida), pelas articulações  que resultaram no empréstimo de 11 milhões de dólares da CAF para obras de infraestrutura na cidade. Elas contariam com os resultados positivos das intervenções em termos de mobilidade urbana para inflar a candidatura.

Candidatura IV

O médico Joaquim Neto (PTN) é outro pré-candidato que se movimenta em Alagoinhas, com a esperança de fazer valer os votos obtidos para a Assembleia Legislativa. Ao lado do ex-deputado estadual Filadelfo Neto, Joaquim começou a conversar sobre 2016. Antes, porém, seria interessante que ele demonstrasse ao povo de Alagoinhas as grandes conquistas de seus três governos em Sátiro Dias.

Candidatura V

O Partido dos Trabalhadores, oposicionista deste 2009, não poderá ter pressa exagerada e nem calma excessiva para definir o nome que disputará a Prefeitura de Alagoinhas, sob pena de perder espaços e ver diminuída sua margem de manobra. Seria interessante que a legenda indicasse quais critérios adotará para a definição da chapa majoritária. Ou se não vai definir critério algum e o nome sairá da cúpula partidária.

Candidatura VI

Historicamente forte na periferia de Alagoinhas, o PT estaria, segundo uma fonte do site, enfrentando grandes resistências em áreas mais distantes do centro. A mesma fonte admitiu que o prefeito Paulo Cezar é forte nestes segmentos eleitorais e que o PT terá que trabalhar dobrado visando reconquistar o apoio perdido nas últimas quatro eleições. Uma candidatura petista para ter reais chances de vitória, precisará, necessariamente, ultrapassar estas barreiras.

Sem assinatura

O jornalista Ernesto Marques, amigo do editor do Alagoinhas Hoje há mais de 20 anos, publicou recentemente no Facebook questionamentos acerca do site Política Bahia por não se saber quem é ou quem são os responsáveis pela linha editorial. O site não tem assinatura. O que dá margem à variadas interpretações. O mesmo raciocínio é válido para um site de Alagoinhas, que não é assinado por viva alma. Ou talvez seja uma alma muito viva com binóculo virado para o horizonte?

Shopping

O grupo empresarial que pretende construir um shopping em Alagoinhas inaugura no dia 15 de Janeiro o primeiro shopping de Serrinha, que terá o supermercado G. Barbosa como uma das lojas âncoras, duas salas de cinema da cadeia Oriente Filmes e perspectiva de instalação de mais duas.  Em Serrinha, a Área Bruta Locável (ABL) é de 8.800 metros quadrados. A previsão é que o grupo invista em Alagoinhas R$80 milhões. A ABL que poderá ter o triplo do shopping de Serrinha.

Terrenos

Um dos grandes entraves para o surgimento de empreendimentos médios em Alagoinhas é o preço dos terrenos, superdimensionado pelos proprietários, que não passam de cinco pessoas e/ou famílias,  ainda mais enriquecidas pelo aquecimento do mercado imobiliário. Algumas, há muito tempo, não produzem nada para a cidade, vivem na ociosidade e agora aproveitam a lei da oferta e da procura. Oferta, de certa forma aquecida, permite preços estratosféricos.

Lei Orçamentária

Apesar das declarações públicas reconhecendo a importância dos debates para o aprimoramento da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Alagoinhas, nos bastidores as conversas são bem diferentes. Diversas fontes informaram ao Alagoinhas Hoje que os mais exaltados seguiram uma cartilha bem delineada em importantes instâncias do poder municipal. E parece que tiveram êxito parcial. Os alvos, entretanto, sabem das articulações, mas preferem se calar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje