Judélio de Souza Carmo: visionário que projetou e construiu a Alagoinhas do futuro – Maurílio Fontes

Quem conheceu Judélio de Souza Carmo certamente se deparou com suas inquietações quanto ao futuro de Alagoinhas.

E nao eram poucas.

Muitas além do campo de visão de seus interlocutores e destoantes do modelo mental da maioria, submetida a conceitos retrógrados, mais voltados ao passado do que linha com o futuro, sempre à frente, mas que precisava ser construído como obra humana e fagulha a iluminar o porvir de forma a romper conceitos, estabelecer métodos inovadores em maior consonância com os novos tempos e fazer do aparente impossível novas possibilidades.

Inquietações no jornalismo e na política fizeram de Judélio um extra-série que foi capaz de levar às páginas de A Tarde e da revista O Cruzeiro, a mais relevante publicação semanal do Brasil, pautas que mostraram à Bahia e ao Brasil a importância de Alagoinhas.

Eleito vereador em 1966 pelo MDB com 21 anos, Judélio mantinha dupla atividade de jornalista e político em ascensão, cuja inteligência reverberou com muita naturalidade para além das fronteiras alagoinhenses.

A matéria abaixo, publicada na revista O Cruzeiro em 27 de julho de 1968, retrata a crença do jovem Judelio (com 23 anos completos) nas potencialidades de Alagoinhas, sempre confiante nos passos adiante que a cidade poderia trilhar.

Após 54 anos da publicação da matéria O FUTURO TEM ENCONTRO MARCADO EM ALAGOINHAS, que demonstra visão antecipadora do futuro, uma das principais características de Judélio de Souza Carmo, a cidade precisa reconhecer com mais ênfase o papel desempenhado pelo jornalista e político na construção visionária do futuro alagoinhense.

Agradeço ao historiador Wagner Pimentel por ter cedido o link da matéria assinada por Judélio. A contribuição de Wagner Pimentel à história política de Alagoinhas está voltada para o estudo da atuação parlamentar dos vereadores do MDB de 1967 a 1973.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo