Alafolia começa nessa sexta, 02

A segunda maior Micareta da Bahia, o Alafolia 2014, começa nessa sexta-feira, 02, e segue até o domingo, 04. Grandes nomes da música baiana vão desfilar nas ruas de Alagoinhas nos três dias de festa. Ivete Sangalo, Saulo, Bell Marques, Pablo, Harmonia do Samba, Filhos de Jorge, Aline Rosa e É o Tchan são nomes garantidos na folia momesca. Outros destaques do Alafolia são a participação de mais de 40 bandas locais, a Arena Ativa (palco alternativo), a inclusão social (camarote popular e arquibancada para portadores de necessidades especiais), além do Albergue Infantil abrigando os filhos de ambulantes que atuarão na festa.

Com relação a segurança o 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), garantiu que o contingente para o Alafolia será de 2.530 homens, entre patrulhas, tropas de choque e, possivelmente, a cavalaria. Haverá monitoramento com câmeras ao longo do circuito, nos locais de concentração dos blocos e nos pontos de ônibus. As barreiras serão montadas para revista dos foliões que adentrarem o circuito. A Polícia Civil trará também a Força Azul, que foi utilizada no Carnaval de Salvador, com finalidade preventiva, auxiliando o trabalho da Polícia Militar.

Está montado um esquema especial na área da saúde. Profissionais qualificados e estruturas modernas dentro do circuito do Alafolia 2014. Esse ano os foliões contarão com a ampliação da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dos horários de atendimento. O Posto de Atendimento (PA) está montado atrás da Prefeitura. Estão disponibilizadas três ambulâncias localizadas em pontos estratégicos, além do suporte dos veículos do SAMU. Os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital Regional Dantas Bião. As crianças do Albergue Infantil terão a disposição médico (pediatra), enfermeiro e técnico de enfermagem 24 horas. Ainda haverá ações de prevenção às DSTs/AIDS e fiscalização de Vigilância Sanitária.

O Albergue Infantil é um projeto inovador, mas que já virou modelo para outras micaretas no Brasil e tem como objetivo abrigar, durante os dias da festa, todos os filhos dos profissionais informais que trabalharão na Micareta, como barraqueiros, catadores de latinhas, cordeiros etc. Nesse projeto, além de abrigo e segurança, as crianças tem acesso à recreação, com brinquedos infláveis, competições, videoteca, brinquedoteca, animadora, assistente social e também assistência médica, nutricionista e psicólogo. No sábado, a bordo de um trenzinho puxado por um mini-trio, as crianças têm a oportunidade de participar da festa e a sociedade, de conhecer o projeto.

Outros dois projetos que têm obtido resultados positivos são a implantação dos camarotes para portadores de necessidades especiais e a arquibancada popular. O primeiro torna inclusiva a participação daqueles que possuem alguma necessidade, seja de locomoção, visão, audição e etc. Já a arquibancada popular é um espaço para as pessoas que preferem curtir a festa em um ambiente mais tranquilo. Esse último ainda cumpre um papel social porque a entrada é feita através da troca de leite, que ao final são doadas as instituições de caridade.

Para os que vão trabalhar na transmissão da festa a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) vai disponibilizar um camarote de imprensa. Lá os profissionais de comunicação poderão contar com toda a infraestrutura necessária para a transmissão das informações aos quatro cantos do mundo. São esperados veículos regionais, estaduais e internacionais.

Com o tema “A maior festa de Alagoinhas entrando em campo”, em homenagem a copa de 2014 no Brasil, Alagoinhas conta com a sua escalação para que essa festa fique ainda mais bonita.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje