Wagner recebe Joseildo e lideranças políticas para discutir situação de ferrovia

O governador Jaques Wagner receberá nesta quinta-feira (29), na governadoria, o deputado Joseildo Ramos (PT) e representantes de Alagoinhas para discutir as decisões do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a malha ferroviária baiana. Em resolução publicada no diário oficial do mês passado, a ANTT autorizou a devolução do trecho de 1760 km, concedido há 17 anos para a Ferrovia Centro-Atlântica.

A comitiva será formada por deputados federais, representantes da Câmara de Vereadores, Fundação Iraci Gama, do comércio, da indústria, de sindicalistas e outras entidades. O deputado convidou ainda a presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), Maria Quitéria e o prefeito de Alagoinhas, Paulo Cézar Simões (PDT).

A decisão da ANTT atinge diretamente a vida de trabalhadores do setor. São 1.200 postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. A resolução também impacta na economia.  O trecho a ser desativado é responsável pelo transporte de cargas de empresas como a Ferbasa, BR Distribuidora, Magnesita e a BSC. Prejuízo também para a infraestrutura das rodovias. Para escoar a produção de um ano, seriam necessárias em torno de 50 mil viagens de caminhão.

O governo federal diz que não haverá desativação dos trechos enquanto houver demanda por cargas e o projeto da nova ferrovia não estiver em execução. Previsto no Programa de Investimento em Logística (PIL), a nova ferrovia ligará a Bahia ao estado de Pernambuco, atendendo ao transporte de cargas e passageiros, ligando Parnamirim (PE) ao município de Feira de Santana. Joseildo vai levar ao governador algumas preocupações. “Além da famigerada resolução da ANTT, feita sem discussão prévia com o estado e municípios, é preciso discutir o traçado da nova ferrovia e ausência de um plano de transição capaz de minimizar os impactos da devolução de trechos ferroviários”, alertou.

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Joseildo Ramos

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje