SENAI qualifica alunos em parceria com a Prefeitura de Entre Rios
Começaram ontem, nas escolas municipais Luís Eduardo e Duque de Caxias, em Entre Rios, as aulas das novas turmas dos cursos de Agente de Fiscalização Ambiental e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Em Entre Rios foram disponibilizadas 160 vagas, 80 para o turno vespertino e 80 para o noturno. Para se inscrever, o candidato precisa ser maior de 18 anos, ter concluído o ensino médio e não estar matriculado em outro curso gratuito oferecido pelo SENAI. As inscrições foram realizadas exclusivamente pela internet.
A aula inaugural contou com a presença do prefeito Fernando Madeirol, do vice-prefeito Elízio Simões, da secretária de Educação, Zélia Reis, da diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ednalva de Jesus Alves Oliveira, e do professor do SENAI, também coordenador dos cursos de qualificação gratuita na área ambiental, Marco Borba.
Borba disse que a parceria estabelecida entre o SENAI e a prefeitura obteve bons resultados. “Começamos em fevereiro, iniciamos os trabalhos em maio deste ano e até dezembro chegaremos a 300 alunos capacitados. Nós buscamos o interesse do município e encontramos aqui braços abertos, boa vontade e escolas com instalações adequadas para os cursos funcionarem”, afirmou.
Para o prefeito de Entre Rios, Fernando Madeirol, o que faz o município crescer são as pessoas. “Desde 2009 venho lutando pela transformação do cidadão. Não conheço uma instituição de ensino mais respeitada no país que o SENAI. É um grande presente para a realização de cursos como esses, por isso vamos tentar manter a instituição por muito tempo aqui. Tenho certeza que dia 26 de novembro, data em que termina o curso, essas pessoas com o conhecimento que vão adquirir, estarão com um olhar diferente”, acrescentou.
Um dos momentos interessantes foi quando a secretária de Educação, Zélia Reis provocou a todos na turma: “Esse é um dia que vai ficar marcado na vida de vocês. Quem lembra o que aconteceu no dia 2 de setembro de 2012? Um jovem pediu a palavra e disse: Não me recordo em 2012, mas lembro de 2 de setembro de 2011. Foi quando recebi meu certificado pela Monsertec no período em que esteve aqui na cidade e em menos de um mês já estava trabalhando de carteira assinada em Pernambuco, graças a esse curso consegui trabalho”.
“O SENAI é um passaporte. No momento que você apresenta o seu certificado você já tem uma vantagem. Receber o SENAI aqui em Entre Rios pela educação foi o presente mais importante que poderia acontecer”, enfatizou a secretária Zélia Reis.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Entre Rios – Fotos: Divulgação