Secretaria de Educação “premiará com reforma” escola que ganhar primeiro lugar em provas de Matemática e Português – Exclusiva

A subsecretária de Educação de Alagoinhas, Lucia Teixeira, reuniu-se ontem pela manhã com diretores de escolas municipais e apresentou um projeto de aplicação imediata, que compromete o planejamento pedagógico das escolas e determina ações a serem concluídas na próxima terça-feira.

O “projeto” consiste na aplicação de provas de Português e Matemática amanhã e sexta-feira para alunos da quarta série da rede municipal de educação.

As provas serão aplicadas pelos professores, mas a correção, de acordo com as determinações da subsecretária, ocorrerá apenas com os diretores fiscalizando o trabalho dos responsáveis pelas classes de quarta série.

A tabulação dos resultados terá que enviada pelas escolas para a Secretaria de Educação até a próxima terça-feira.

O fato mais curioso, segundo uma fonte do Alagoinhas Hoje, foi a proposta de premiação: a subsecretária afirmou que a escola vitoriosa será reformada pela prefeitura.

Com a proposta, o governo transfere para os alunos a responsabilidade pela reforma da unidade onde eles estudam.

Reformar as unidades escolares é obrigação da administração, que tem investido considerável soma de recursos nesta área, mas sem a qualidade requerida.

Os professores e alunos também serão premiados.

O planejamento pedagógico das escolas para os dois dias foi suspenso e os técnicos das unidades não participaram da construção do projeto.

Educação não combina com imposição. Combina com democracia, participação e construção coletiva.

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje