Secretaria da Educação alinha ações de incentivo à leitura com gestores escolares e bibliotecários

reuniao-da-biblioteca-e-livro-didatico-1

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vem estimulando as escolas na elaboração de projetos que estimulem o gosto dos estudantes pela leitura. A iniciativa, desencadeada na Jornada Pedagógica 2016, que teve como tema o incentivo à leitura, está sendo fortalecida pela Secretaria que promoveu, nesta quarta-feira (16), a 1ª Reunião do Sistema de Bibliotecas, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Voltado a gestores e bibliotecários, o encontro, que contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, abordou estratégias para potencializar o uso das bibliotecas nas escolas estaduais.

Na oportunidade, foram passadas orientações sobre procedimentos de solicitação de livros e sobre o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares. Além disso, o público participou de um diálogo aberto para sanar dúvidas, socializar informações e discutir soluções práticas do cotidiano escolar para o incentivo à leitura.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto parabenizou os bibliotecários pelo dia, comemorado em 12 de março, e destacou a importância do uso do livro didático. “O livro didático tem que ser mais explorado pelos professores, que devem orientar e incentivar os estudantes a usá-lo com frequência, visto que o Brasil tem o maior programa do mundo em termo de distribuição gratuita de livros e, por isso, devemos valorizar esse material como um aporte fundamental no processo de leitura e de aprendizado”, destaca.

A bibliotecária Rosângela Silva, que atua no Colégio Estadual Desembargador Julio Virginio de Santana, em Mar Grande, na Ilha de Vera Cruz, afirma que “o encontro é essencial porque podemos trocar experiências com outros bibliotecários e partilhar um pouco da nossa rotina nas escolas”. Genilda Cristina Santos, do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado em Salvador, destaca: “acho muito importante este alinhamento porque saímos daqui com novas ideias e ações a serem aplicadas no desempenho da nossa função”, diz a bibliotecária.

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas, da Secretaria da Educação do Estado, Graça Ribeiro destacou o processo de requalificação e ampliação das bibliotecas escolares na rede estadual. “Nós temos um sistema novo atuante desde julho de 2015, em 1375 escolas, onde nós temos 868 bibliotecas. Além disso, estamos fazendo visitas técnicas nas escolas onde capacitamos os profissionais e realizamos intervenções técnicas em cada biblioteca visitada para garantir um espaço de qualidade para o estudante”, afirma.

Para a diretora do colégio Estadual Deputado Henrique Brito, situado em Salvador, Selma Sampaio, esta visita técnica beneficiou toda a comunidade escolar. “Temos um espaço de leitura e que futuramente será transformado em uma biblioteca com um profissional especializado para atender os estudantes e com um acervo diversificado para atender os estudantes da unidade e pessoas da comunidade”, conta.

Fonte: Ascom SEC Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo