Estudantes participam da Festa Literária de Barreiras

biblioteca1

Os estudantes da rede estadual de ensino contam com uma programação especial na 1ª Festa Literária de Barreiras (FLIB), iniciada nesta quarta-feira (18) e que prossegue até domingo (22), no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras, unidade vinculada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, irá promover atividades lúdicas que estimulam o gosto pela leitura.

No stand do Centro Juvenil, os estudantes poderão participar das oficinas ‘Contadores de História’ e ‘Fazendo Selfie’, visitar a exposição da coleção completa dos livros do poeta Drummond de Andrade e confeccionar poesias visuais, utilizando programas específicos de computador. Haverá, ainda, o Café Literário, com recital de poesias e roda de conversa para análise dos poemas de Drummond.
“Vamos apresentar na Tenda Carlos Drummond de Andrade, nome dado ao stand do Centro Juvenil, a literatura sob um olhar diferente, misturado a tecnologia e a ludicidade ao prazer da leitura. É muito importante a nossa participação nesta festa literária. É um momento cultural rico, de troca de experiências e conhecimentos, que mexe com a vida dos estudantes”, afirma a diretora do Centro Juvenil de Barreiras, Laisa Brandão.
Além da programação geral da Festa Literária de Barreiras – que envolve lançamentos de livros de autores do município, palestras, apresentações musicais e culturais, feira de livros e de artesanatos, debates e  roda de conversas –, haverá atividades específicas em cada stand das instituições participantes, entre os quais os das Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob); o do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e o do Núcleo Regional de Educação (NRE-11).
Centros Juvenis – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Uma unidade funciona em Salvador e outra na cidade de Senhor do Bonfim. Além de Barreiras, outros centros juvenis estão sendo implantados, em 2016, em Itabuna e Vitória da Conquista, com previsão de beneficiar 11 mil estudantes com cursos e oficinas no turno oposto aos quais os estudantes estão matriculados.
Programação do stand do Centro Juvenil de Barreiras:
18/5 (quarta)
* Escrita simultânea – escrita de texto envolvendo os acontecimentos do stand e visitantes. O texto será projetado simultaneamente ao processo de escrita;
* Declare seu amor por um livro – entrevistas filmadas com os visitantes da Festa sobre seus livros preferidos.
19/5 (quinta)
* Produção de poemas visuais e nuvens de palavras, utilizando computadores;
* Declare seu amor por um livro – entrevistas filmadas com os visitantes da Festa sobre seus livros preferidos.
20/5 (sexta)
* Oficina Contadores de História;
* Café literário – será realizado às 18h, um momento de recital e roda de conversa com análise de poemas de Drummond.
21/5 (sábado)
* Baú Literário – recital e pequenas dramatizações com textos de Drummond, utilizando objetos e peças de vestuário presentes no Baú;
* Declare seu amor por um livro – entrevistas filmadas com os visitantes da Festa sobre seus livros preferidos.
* Exibição de documentário sobre Carlos Drummond de Andrade
22/5 (domingo)
* Oficina Fazendo Selfie;
* Participação no PIC NIC Literário
Fonte: SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo