Ministério da Educação entrega kits para incentivar a literacia familiar
Com o objetivo de incentivar e fortalecer a literacia familiar, uma equipe técnica do Ministério da Educação (MEC) esteve, entre os dias 18 e 20 de abril, em Nova Iguaçu (RJ), para acompanhar e monitorar o processo de entrega de kits e oferecer orientações às equipes locais. Mais de 3 mil kits de literacia familiar serão entregues no município.
As entregas dos materiais e as orientações têm como público-alvo famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica que possuem crianças na primeira infância. A ação faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC e a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania.
Durante a visita em Nova Iguaçu, representantes do MEC se reuniram com a coordenadora local da ação-piloto, além de ministrarem uma palestra sobre a temática.
A ação faz parte de um conjunto de atividades do Programa Conta pra Mim, que foi criado em 2020 pelo MEC para promover práticas de literacia familiar e habilidades fundamentais, por meio do desenvolvimento da linguagem e das funções executivas, além de contribuir com o fortalecimento dos vínculos familiares.
De 25 a 27 de abril, a equipe do MEC estará em Feira de Santana (BA) e, de 2 a 4 de maio, em Fortaleza (CE), para acompanhar a ação de distribuição dos kits. Serão beneficiadas, no âmbito da ação-piloto, 30.451 famílias, de 26 municípios e do Distrito Federal, contemplando todas as Unidades da Federação.
Os kits são compostos por 20 livros da Coleção Conta pra Mim, um encarte de literacia familiar com instruções simples e em linguagem acessível na forma de infográficos e um jogo de percurso para que os pais desenvolvam as práticas de literacia familiar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEALF