Prefeitura inicia comemoração dos 166 anos de Alagoinhas com evento tradicional esportivo na cidade

A Corrida 2 de Julho começou pouco depois das 7h30, no entorno das ruínas da Igreja, mas a largada foi dada muito antes, no marco zero de Alagoinhas. É que a história da cidade que comemorou a emancipação política nesta terça-feira (2), com uma corrida iniciada na área de onde foi fundado o município, vem de antes do período em que era conhecida como “terra das laranjas”, ou do desenvolvimento que impulsionou o seu crescimento, com a construção da primeira estrada de ferro do estado.

Foto: Roberto Fonseca

Foi no pequeno povoado próximo à lagoa, rota de passagem da estrada de boiadas, acesso para o norte do estado e também para o sertão baiano, que se fixaram as primeiras construções da vila no entorno da capela. Naquele tempo, as pessoas ainda não sabiam, mas a vila viria a receber o nome de “Santo Antônio da Lagoinha”.

Nesse marco histórico, símbolo da origem do município, a Prefeitura iniciou a comemoração dos 166 anos da cidade, que se emancipou politicamente em 2 de julho de 1853, após mais de 3 décadas como distrito de Inhambupe.

Foto: Roberto Fonseca

A celebração da data festiva veio com a valorização da tradição e a reativação de um dos eventos esportivos tradicionais da cidade: a Corrida 2 de Julho, também conhecida como “corrida rústica”, que deixou de ser realizada por gestões anteriores, foi retomada no último ano, com o governo Joaquim Neto, e mantida, com sucesso de público, em 2019.

Nesta terça-feira (2), o evento esportivo tradicional marcou o início oficial das comemorações pelo aniversário da cidade.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), responsável pela iniciativa, os percursos da corrida, de 5km e 10km, perpassam justamente pontos turísticos e históricos da cidade, convidando participantes não apenas à prática esportiva em si, mas também a rememorar, na data simbólica, cenários do bairro, avenidas antigas, figuras e referências que compõem as memórias de Alagoinhas.

Foto: Roberto Fonseca

“A intenção é fazer esse resgate. É uma corrida que já faz certo tempo que não tinha, outros governos deixaram de fazer, e o prefeito, por ser amante do esporte, pediu para resgatarmos isso. Ano passado foi um sucesso e, esse ano, novamente”, pontuou o diretor de esportes da SECET, George Carmo.

Entre os participantes, a repercussão foi positiva: de atletas profissionais a iniciantes, a Corrida 2 de Julho conseguiu abarcar quase 300 pessoas, que se reuniram, em Alagoinhas Velha, para a competição.

Segundo a atleta profissional Marely dos Santos, que participou da disputa, a realização é também uma forma de estímulo para quem ainda não aderiu a uma atividade esportiva. A alagoana que mora há 19 anos na Bahia já chegou a participar das Olimpíadas, em Pequim, e da São Silvestre, mas, nesta terça-feira, não perdeu a oportunidade de se aquecer para a corrida no interior baiano.

Foto: Roberto Fonseca

“O esporte é tudo, e é um incentivo para as outras gerações, que vêm colocando o tênis, começando a treinar, a correr. Não importa a modalidade. Está de parabéns a cidade de Alagoinhas. Quem sabe as pessoas que vêm assistir, ano que vem, já podem participar. Corrida é tudo!”, enfatizou.

Para Lindinaldo Santos, que pela 2ª vez participou da Corrida 2 de Julho, a realização do evento esportivo é um diferencial. “Sou amador, mas pratico esporte desde pequeno. Pra cidade, é o máximo. Isso é uma força que vem incentivando os jovens e até os idosos a fazer exercícios, com resultados para a saúde. Também gostei porque essa nova Administração começou a movimentar o esporte”, salientou.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com Isabel de Almeida, que estreou em uma competição desse tipo, a expressão é “mudança total”. Com a meta de eliminar alguns quilos da balança e adotar hábitos saudáveis aliados à prática de atividades físicas, ela buscou incentivo e partiu para a corrida. “Eu me inscrevi quando soube. Estou na caminhada e na academia, com a expectativa de eliminar uns 10 quilos. Muito bom. Eu vim também com o incentivo do meu esposo, que participa de tudo, é atleta, e você vê que são muitos participantes”, ressaltou a competidora.

Mudança também para Marinalva dos Reis, de 65 anos, que já estava habituada a correr, mas nunca havia competido em um evento. “É a 1ª vez que participo. Eu já tinha vontade e meu irmão incentivou. Correr eu corro, há mais de anos, por conta própria, mas nunca em eventos esportivos. Minha filha, eu era obesa, era hipertensa, tinha muitos problemas de saúde. Eu fui perdendo peso, isso foi me incentivando, foi melhorando a minha situação, parando de tomar remédio. Se eu contar, na minha vida, isso é um sucesso. Faço academia há 15 anos. Eu só tenho a agradecer a Deus por tudo. Pesava 90kg, hoje estou com 63kg. Além da nossa saúde, é um incentivo, um exercício maravilhoso que a gente se sente bem, é prazeroso. Eu me sinto tão bem que você nem imagina. Eu digo para minhas colegas que eu, hoje, com 65 anos, sou como se tivesse 30. Você acredita? Não tenho nenhum problema de saúde, graças a Deus, nenhum problema de coluna, nada de dor no corpo. Estou um pouco ansiosa, mas a expectativa é boa”, relatou Dona Marinalva antes da largada da corrida.

Foto: Roberto Fonseca

No total, 115 mulheres se inscreveram, este ano, na competição – um marco, segundo a diretoria de esportes do município, que sempre registrou um cadastro significativamente maior de homens na corrida.

A meta, segundo a SECET, é alcançar a paridade, com um número cada vez maior de mulheres inscritas participando da corrida.

Foto: Roberto Fonseca

O prefeito Joaquim Neto ressaltou que o evento esportivo tradicional faz parte da história de Alagoinhas e disse que a intenção é tornar a corrida ainda maior, fomentando a prática de modalidades esportivas no município, enquanto a vice-prefeita e secretária de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama, acrescentou que não haveria outro ponto para a largada, na data simbólica, senão o marco zero, laço de identidade e base sólida da memória da cidade.

Foto: Roberto Fonseca

A Corrida 2 de Julho é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, com apoio do Grupo Petrópolis, da Aprovat Seguros, da Lótus e da MariForte Pneus.

Foto: Roberto Fonseca

Confira a classificação geral dos competidores por categorias:

5KM – FEMININO
1°: Jacqueline Pereira da Silva
2°: Pollyanna Mascarenhas
3°: Jéssica Souza Pinheiro

10 KM – FEMININO
1°: Rosângela Vieira
2°: Havana Matos Oliveira
3°: Mila Caroline Euclides da Silva

5KM – MASCULINO
1°: Messias Silva de Souza
2°: Igor Lima
3°: Samuel Cardoso dos Santos

10 KM – MASCULINO PNE
1°: Daniel Andrade
2°: Angevaldo Bastos

10 KM MASCULINO
1°: José Cláudio Souza Menezes
2°: Reginaldo da Silva
3°: Jefferson de Jesus Santos

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo