Prefeitura de Entre Rios realiza I Fórum de Desenvolvimento Econômico

Foi realizado nesta sexta-feira (4), na Câmara de Vereadores, o I Fórum de Desenvolvimento Econômico de Entre Rios, com o objetivo de promover o debate sobre o papel das micro e pequenas empresas no desenvolvimento local.

Na abertura do eventoa secretária de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Entre Rios, Áurea Mércia Costa Pinho e Silva, fez uma retrospectiva sobre o processo de elaboração, em 2006, da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas pelo Governo Federal, como sua estrutura consta que os estados e municípios teriam que fazer suas legislações específicas, o lançamento, em 2009, da Lei na Bahia e posteriormente o processo de missões municipais, iniciado pelo SEBRAE.

“Entre Rios foi o 11º município na Bahia a ter sua lei desenvolvida e sancionada em 2010. Dessa forma o município ficou habilitado a olhar o empresário local e garantir um tratamento diferenciado, no que diz respeito às contas públicas, investimentos, aportes de créditos, entre outros benefícios”, explicou a secretária.

Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (FACEB), Cloves Lopes Cedraz e convidado para apresentar a palestra sobreAssociativismo: Um Ato de Cidadania” deixou sua mensagem sobre o papel de todos. “Cidadania é participação. Nós cometemos um erro gravíssimo no Brasil das pessoas transferirem responsabilidades para aqueles que eles consideram lideranças, mas eles também podem contribuir, trocar experiências nestes espaços”.

Representante do SEBRAE, Ezequiel Rodrigues, parabenizou a iniciativa da prefeitura em realizar um evento importante como este: “A prefeitura está desenvolvendo projetos para melhorar a cada dia o desenvolvimento do comércio, do serviço e da indústria. O que se observa é a busca pela implementação da lei para beneficiar o micro empresário e o empreendedor individual. Antes para abrir uma empresa e conseguir um alvará, era em torno de 90 a 120 dias. Hoje com essa lei, é de três a cinco dias”, afirmou

O prefeito de Entre Rios, Fernando Madeirol, também esteve presente e falou o quanto é importante a qualificação do cidadão neste processo de desenvolvimento da cidade: “O desenvolvimento só acontece através das pessoas, é preciso investir no cidadão, quem transforma um município é ele. Por este motivo fizemos parcerias com o SENAI e MONSERTEC para qualificar o entrerriense”, salientou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Entre Rios

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje