Pesquisa Datafolha: por detrás dos números, desenha-se a vitória de Dilma Rousseff – Maurílio Fontes *

Pesquisa do Datafolha divulgada na noite desta segunda-feira demonstra vantagem de Dilma Rousseff sobre Aécio Neves, não pelos números de sua frente (52% x 48 %), mas por outros índices, muito mais indicativos do estado de espírito dos eleitores.

A rejeição de Aécio cresceu e está um ponto porcentual, dentro da margem de erro, acima da registrada para a candidata petista. É bom lembrar que em um momento do primeiro do turno sua rejeição não alcançava 25%. Percentualmente, foi a que mais cresceu, inibindo as perspectivas de maior alavancagem de suas intenções de votos.

Quando perguntados se votariam em um dos candidatos os eleitores responderam desta forma: 45% disseram que com certeza votariam na presidenta e 41% em Aécio. Estes quatro pontos porcentuais indicam maior cristalização de votos em favor da postulante petista.

Em outro questionamento, os eleitores foram indagados pelo Datafolha se talvez votariam em um dos candidatos e os índices, mais uma vez, não foram favoráveis a Aécio: 18% afirmaram que talvez votem nele e 15 % registraram a possibilidade de votar em Dilma Rousseff. Neste caso, o maior índice é desfavorável, apesar dos meros três pontos que separam o tucano da petista.

As variações dos índices porcentuais, por menores que sejam, não favorecem nesta reta final de campanha o ex-governador de  Minas Gerais e numa disputa renhida, cabeça a cabeça, poderão fazer grande diferença no próximo domingo.

Ademais,  a força da máquina governamental e a militância petista, sempre aguerrida, podem colocar  um plus nos números de Dilma Rousseff, desenhando de antemão sua vitória no domingo, apesar do acirramento do embate PT x PSDB.

Editor do site Alagoinhas Hoje

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo