PCdoB vive dilema shakesperiano em Alagoinhas: apoiar o PT ou a Rede – Maurílio Fontes

PCdoB

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Alagoinhas vive um grande dilema shakesperiano (Ser ou não ser? Eis a questão): apoiar a candidatura de Joseildo Ramos (PT) ou marchar com Radiovaldo Costa (Rede)?

A legenda é estratégica para os dois pré-candidatos. A direção local, segundo um filiado do partido, demonstra intenção de apoiar Ramos. Contudo,  alguns pré-candidatos à Câmara de Vereadores já optaram pela candidatura de Costa e rejeitam até com certa veemência a coligação com o ex-prefeito de Alagoinhas. 

As posições diametralmente opostas da direção e de um bom número de filiados elevaram a tensão interna no PCdoB e qualquer alternativa escolhida deverá rachar o partido.

A fonte do Alagoinhas Hoje, que tem participado das discussões internas, acredita que os dirigentes locais aceitarão ponderações da direção estadual (travestidas de certa intervenção). Para o filiado, em nível estadual haveria também tendência em prol de Joseildo Ramos. “A realidade municipal precisa ser avaliada e deve estar em primeiro lugar”, revelou a fonte, sem oferecer indicativos de sua posição.

Se questões estaduais forem levadas em consideração, o PCdoB se enganchará ainda mais: o PT não aceita apoiar a candidatura da deputada federal Alice Portugal à Prefeitura de Salvador (haveria um veto petista ao seu nome); em Camaçari, Jailce Andrade, filiada ao PCdoB, tem o apoio do prefeito Ademar Delgado, ex-petista, e deverá fazer aliança com a Rede Sustentabilidade na disputa pela prefeitura (contra o PT, se mantiver a candidatura até o final).

Dois exemplos, em duas cidades importantes do estado, indicam os dilemas dos comunistas. 

Em Alagoinhas, o PCdoB precisará contar com um grande artesão político para costurar as divisões internas e participar da eleição municipal minimamente unido.

Neste momento, o cenário é de grande divisão interna e elevação da temperatura entre a direção local e filiados. 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje