Ministra, governador e prefeito entregam certificados do Pronatec em Alagoinhas
“Parabenizar a todos os formados de Alagoinhas, aos professores e aos que tornaram o sonho desses jovens possível”. Essa foi a mensagem da presidente Dilma Rousseff, exibuda em umvídeo institucional, na entrega dos certificados da primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Alagoinhas.
Ao todo, 457 jovens receberam o diploma. A Solenidade ocorreu na tarde dessa sexta-feira, 11, no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães.
Prestigiaram o evento o prefeito Paulo Cezar, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello, o governado Jaques Wagner, o deputado federal Luiz Argôlo, outros deputados, secretários municipais e vereadores. Além, dos atuais 1200 estudantes do Pronatec e familiares. Na oportunidade alguns dos formados aproveitaram a solenidade para receber uma outra assinatura: a do primeiro emprego com carteira assinada. Jovens tiveram as carteiras de trabalho assinadas por representantes de diversas empresas e terão a oportunidade de colocar o aprendizado na prática.
No discurso o prefeito Paulo Cezar foi enfático ao reforçar que a luta dele é exatamente qualificar esses profissionais para que eles possam ingressar no mercado de trabalho, garantido assim, a geração de emprego e renda e, consequentemente, o desenvolvimento de Alagoinhas e da Bahia. “A nossa luta junto com os governos Federal e Estadual é garantir não somente o emprego, mas sim proporcionar para esses jovens que eles possam ter educação. Estamos trabalhando para fortalecer desde a educação fundamental, técnica e superior. É um orgulho ver os jovens da nossa cidade formados e já garantidos no mercado de trabalho”.
E os discursos estavam sincronizados. A ministra Tereza Campello parabenizou a Prefeitura pelo trabalho e ressaltou a importância da Secretaria Municipal de Assistência Social por ser uma das mais atuantes em todo o Brasil. Agradeceu a receptividade e ficou impressionada com a alegria dos baianos. “A Bahia é um dos estados mais atuantes e fortes do Pronatec. Por isso fiz questão de vim pessoalmente entregar esses certificados. Gostaria de agradecer a secretária municipal Tatiana Andrade pelo excelente trabalho a frente da pasta e dizer que a SEMAS é uma das mais atuantes no Brasil”.
Ainda segundo ela esse é o maior programa de qualificação profissional já existente no país. A Bahia é o terceiro estado com maior número de matrículas. São 74,3 mil desde que o Pronatec foi criado em 2011. Em Alagoinhas, os cursos são realizados pelo Senai. Os mais procurados são: eletricista industrial, mecânico de máquinas industriais, assistente de planejamento e controle de produção, almoxarife e agente de observação de segurança.
Já o governador Jaques Wagner ressaltou que “o trabalho é feito para a atração de novos empreendimentos, mas também em proporcionar aos baianos qualificação profissional para que eles possam ingressar no mercado de trabalho”. Ressaltou a geração de emprego e renda em toda a Bahia e, no caso específico de Alagoinhas, o polo de bebidas “na cidade há oferta de emprego nas diversas indústrias de bebidas e agora esses jovens estão preparados para atuar”.
O Programa
O Pronatec Brasil Sem Miséria integra uma série de políticas públicas do governo federal para promover o acesso das pessoas mais pobres, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, à qualificação profissional e ao mercado. Em todo o Brasil, já são mais de 1 milhão de matrículas, em mais de 560 cursos oferecidos.