Mercado eleva para 8% projeção para taxa básica de juros em 2013

Diante de um cenário de pressão nos preços e inflação em nível acima do previsto, o mercado revisou para cima a expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, neste ano.

Analistas ouvidos no relatório Focus do Banco Central agora esperam que a taxa termine o ano em 8% depois de 16 semanas seguidas de estabilidade nas previsões, que se mantinha em 7,25%.

A mudança aconteceu depois que o Banco Central retirou do comunicado da reunião em que manteve a Selic em 7,25%, na semana passada, a indicação de que ela ficaria em níveis baixos por um período “suficientemente prolongado”.

A nova postura do BC veio diante de um cenário de pressão inflacionária preocupante neste ano, que intensificou no mercado de juros futuros as apostas de alta da Selic já em abril ou maio.

Na sexta-feira, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial, mostrou desaceleração em fevereiro a 0,60%, mas o resultado ainda ficou acima das expectativas e chegou a 6,31% em 12 meses.

Os analistas consultados no Focus voltaram a elevar a projeção para o IPCA em 2013, a 5,82%, ante 5,70% na semana anterior. Para 2014 a projeção continua sendo de inflação de 5,50 por cento

Apesar do cenário de maior aperto nos juros e mais inflação, o mercado manteve o otimismo em relação à atividade econômica neste ano. A projeção passou de crescimento de 3,09% para 3,10% do PIB.

A revisão está em linha com a expectativa mais otimista para a indústria, que foi elevada para avanço de 3%, ante 2,86% no relatório anterior.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje