Bahia ganha mais uma fábrica do setor de energia eólica

Com a inauguração da fábrica Acciona, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta segunda-feira (11), a Bahia confirma a marca de maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica. A unidade deve produzir 135 cubos eólicos (peças que concentram as hélices das torres geradoras de energia) anualmente e vai gerar 210 empregos, entre diretos e indiretos.

Segundo o governador Jaques Wagner, presente ao evento, “esta é uma empresa estratégica que completa o ciclo de produção de equipamentos de energia eólica na Bahia, que é destaque no setor”. Já o diretor da Acciona Windpower Brasil, Cristiano Forman, disse que a Bahia foi escolhida porque é um grande polo de energia eólica, e também pela localização estratégica entre o Nordeste e o Sul do país, onde a empresa mantém projetos. 

Destaque internacional

A Bahia tem alcançado posição de destaque internacional no segmento eólico, com a atração de empresas, ampliação de fábricas e geração de empregos. Somente neste mês de março, foi confirmada a parceria de R$ 2,7 bilhões entre a Renova Energia e a Alstom, que vai possibilitar a ampliação do parque eólico baiano, já considerado o maior das Américas.

Até 2014, serão investidos R$ 6,5 bilhões neste setor, gerando cinco mil empregos na implantação e 500 na operação dos projetos.

Fonte: SECOM – Governo da Bahia

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje