Maracás terá primeira mineradora de vanádio das Américas

Um investimento de US$ 260 milhões, aproximadamente R$ 500 milhões, que vai gerar 1.200 empregos durante a implantação e outros 400 quando estiver em operação, começa a ser concretizado nesta quinta-feira (21), no município de Maracás, sudoeste da Bahia, na Chapada Diamantina. Às 10h, o governador Jaques Wagner e a direção do grupo canadense Largo Resources Ltda (Largo Mineração) lançam a pedra fundamental da primeira mineradora de vanádio das Américas.
A mina de vanádio fará do Estado da Bahia o maior fornecedor de ferro-vanádio do Brasil e é uma parceira da Largo Mineração com a CBPM, detentora dos direitos minerais da região. A mina fica na Fazenda Patrício, povoado de Porto Alegre.
O Vanádio é um minério essencial na indústria siderúrgica, usado em beneficiamento de aço, na indústria aeroespacial, de petróleo e gás, produção de ferramentas manuais e materiais cirúrgicos. De acordo com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a jazida em Maracás é considerada a melhor do mundo, podendo se tornar produtora estratégica em nível global.

Fonte: SECOM Bahia

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo