Joseildo rebate fala de ACM Neto sobre privatização da Embasa: “Só conhece a realidade do seu cercadinho”

A defesa da privatização da Embasa feita pelo ex-prefeito ACM Neto em entrevista a uma rádio foi duramente criticada, nesta quarta-feira (19), pelo deputado federal Joseildo Ramos (PT/BA), que articulou a revogação dessa possibilidade com o então governador Jaques Wagner. De acordo com o parlamentar, a fala evidencia o risco que a iminente candidatura de ACM para o Governo do Estado representa para a população mais pobre da Bahia. “É claro que ele defende a privatização. A realidade que ele conhece é a do seu cercadinho na capital, que nem sequer inclui as localidades carentes. O problema é que a Embasa atende 366 municípios e não um só. A maioria não é superavitária, ao contrário do que acontece em Salvador, mas eles são atendidos mesmo assim”, afirmou.

Ainda segundo Joseildo, a privatização dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico não garante a qualidade do serviço que será prestado. “Estive pessoalmente em Manaus para conhecer o trabalho de uma empresa privada que atende a região. São 19 anos atuando, e eles têm a 5ª maior tarifa do país, com uma perda de 75% de água. Sinto muito por quebrar esse espelho para o ex-prefeito, mas privatização definitivamente não é nenhum atestado de eficiência”, ironizou.

O parlamentar ressaltou ainda a “omissão ou desconhecimento” de ACM Neto durante a entrevista em relação ao recente anúncio da Embasa de R$1,6 bilhão em recursos para executar o maior plano de investimentos em serviços de água e esgoto dos últimos tempos, com o objetivo de universalizar a cobertura para abastecimento e alcançar 90% do tratamento de esgoto até 2033. “Dinheiro público é para garantir o acesso aos serviços por quem pode e quem não pode pagar. Eu entendo que isso é coisa que não passa pela cabeça de pessoas como ele, que atende aos interesses da elite, mas é cruel defender uma realidade onde o pobre, que já está mais pobre nos últimos anos, tenha que arcar com tarifas mais altas e serviços questionáveis”, lamentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Foto: Lula Marques 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo