IBOPE mostra Marina desarrumando o quadro anterior

1. Segunda-Feira (25), este Ex-Blog tratou de impactos sobre a opinião pública em períodos eleitorais. Mostrou que a flutuação na formação da opinião pode sedimentar, cristalizando-se e tornando-se irreversível, ou pode decantar, sendo levada pelas águas ou pelos ventos. 2. A pesquisa do Ibope mostra Dilma com 34%, perdendo 4 pontos sobre a pesquisa anterior. Aécio com 19% perdeu 4 pontos.  Campos tinha 9% e Marina agora tem 29%. O crescimento de 20 pontos pode ser visto distribuído em 4 pontos de Dilma, 4 de Aécio e 2 de Pastor Everaldo. 10 pontos vieram dos que não marcavam nenhum candidato.
            
3. Pode-se dizer que nem Marina nem Aécio perderam a coluna vertebral de seus votos. A enorme vantagem de Marina sobre Dilma no segundo turno –45% x 36%- mostra que o impacto inicial é grande e reforça a tendência anterior que quem passar para o segundo turno vence a Dilma: antes Aécio e agora Marina.
            
4. Esse impacto funciona como uma informação nova de grande visibilidade e leva os eleitores a ter uma opinião reativa. Como um cometa que uns acham que é disco voador, outros acham que é desígnio dos céus e outros, simplesmente um cometa. Com a campanha esquentando a partir da TV e desse fato novo, os eleitores conversarão entre si, trocando opiniões sobre eles. Os candidatos interpretando as informações a partir de seus interesses. Estima-se um prazo de 15 dias para isso ocorrer e definir se haverá cristalização ou decantação.
            
5. Quem acredita em decantação, não deve mexer em nada em sua campanha, pois desnortearia seu eleitor mostrando insegurança o que pode ter consequências negativas.  Quem acredita que esse processo aponta para a sedimentação, para a cristalização de Marina, deve atuar forte já, alterando sua estratégia para evitar que esse processo se complete.
            
6. Isso veremos nos próximos dias e então se poderá avaliar quem realmente sentiu o golpe e como reagiu.

Fonte: Ex-Blog de Cesar Maia

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo