Gustavo Carmo: os compromissos e o futuro – Maurílio Fontes – Opinião

Nome cotado para compor o secretariado municipal, o advogado e vereador Gustavo Carmo, atual presidente da Câmara Municipal, se for confirmado no primeiro escalão, terá que responder a algumas perguntas: como irá conciliar, em 2014, o posicionamento de seu partido, o PMDB, que certamente apoiará um candidato adversário do escolhido do governador Wagner, com o prefeito, que já registrou que estará perfilado às forças governistas?; Gustavo apoiará o candidato ou candidata a deputado(a) estadual do grupo do prefeito? Gustavo optará por Luiz Argolo, possível nome do prefeito à Câmara Federal, em detrimento do deputado federal do PMDB, Arthur Maia?

Se ele ingressar no governo com data certa para sair – algo comum a quem exerce cargo de confiança – e, assim, trabalhar contra o grupo do prefeito, estará transitando no terreno do não aceitável em termos de ética. Já disse um grande político que é preciso sempre pensar nas próximas gerações e não na próxima eleição.

Gustavo acalenta o  desejo de ser candidato a deputado estadual pelo PMDB. Construirá sua candidatura dentro de um governo que não o apoiará? Construirá sua candidatura exercendo uma importante secretaria, cujas atribuições são de assessoramento direto ao chefe do Executivo?

Sem dúvida, Gustavo Carmo, é uma liderança emergente, em um cidade carente de novos nomes. A política, no Brasil, se renova em longos ciclos e insiste em manter no palco nomes carcomidos pelo tempo – a exemplo de José Sarney e tanto outros. A renovação será sempre bem vinda.

Os compromissos assumidos por Gustavo Carmo com o prefeito – e deste com o ainda vereador – definirão o futuro de um jovem político. No governo, suas manobras políticas – e eleitorais – estarão inibidas por questões éticas e de fidelidade ao prefeito, naturais -e necessárias – a quem exerce cargo de confiança. Não se pode servir a dois senhores. Os projetos administrativos e políticos dos secretários, devem ser, por questões óbvias, os projetos de interesse do prefeito.

2014 se avizinha rapidamente e bate à nossa porta. As escolhas de hoje definirão os posicionamentos do futuro. Os compromissos de hoje já vislumbram o porvir.

Maurílio Fontes

Editor do Alagoinhas Hoje

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje