Fundação Iraci Gama solicita intervenção do IPAC na Estação São Francisco

Em ofício enviado ao diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), Frederico Mendonça, o presidente da Fundação Iraci Gama, José Francisco dos Reis, solicitou intervenção do órgão estadual na Estação de São Francisco, já tão degradada pela falta de investimentos voltados para a sua recuperação e preservação histórica.

Em função do comunicado, o IPAC agendou a visita técnica de uma arquiteta que integra seus quadros para próxima quinta-feira com objetivo de avaliar as condições da Estação de São Francisco.

 

Alagoinhas, 25 de setembro de 2013.

Oficio n° 30/93

Da: Presidência da FIGAM

Para: Ilmo. Sr. Frederico Mendonça

         M. D. Diretor Geral do IPAC

         SECULT – Salvador/Bahia

 

Sr. Diretor,

Pelo presente, comunicamos a V. As. que junto a uma das paredes da Estação de Passageiros – 1° prédio da Estação São Francisco – surgiu um buraco grande que parece resultar de formigueiros existentes na área. Como o piso é de paralelepípedo, algumas pedras estão dentro do buraco, outras já estão fora e distantes dele, o que traz preocupação também pela possibilidade de serem levadas por algum insano e/ou vândalo (comum entre nós!). Pensamos em tomar alguma providência, mas consideramos mais racional fazer essa comunicação, pedindo que algum técnico venha verificar e passar orientação adequada, para o que colocamos à disposição de V. Sa. o transporte e as despesas normais para uma visita desse quilate.

Fizemos algumas fotos para mandar junto com esse texto, por e-mail, pela maior rapidez do recebimento, mas, nos comprometemos em mandar o original também a V. Sa. Se, pelas imagens, V. Sa. considerar desnecessário deslocar alguém para verificação “in loco”, pedimos que a orientação nos seja passado por escrito.

 

Aguardamos resposta com urgência.

Respeitosamente,

 

José Francisco dos Reis

Presidente da FIGAM

FOTO ESTAÇÃO SF 1

FOTO ESTAÇÃO SF 2

FOTO ESTAÇÃO SF 3

FOTO ESTAÇÃO SF 4

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje