Câmara de Vereadores realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia do Ferroviário – Texto de Belmiro Deusdete

IRACI DIA DO FERROVIÁRIO
Sessão Especial realizada na tarde de hoje (30) na Câmara Municipal  comemorou o Dia do Ferroviário e a primeira viagem de trem Salvador/Alagoinhas ocorrida em 13 de fevereiro de 1863.
Presidida por Iraci Gama, da Figam, a reunião foi marcada pelas palestras de Etelvina Rebouças, autora do livro Do Mar da Bahia ao Rio do Sertão,  Antonio Eduardo, diretor do Sindiferro, e Rafael Vasconcelos, representante  da Associação dos Engenheiros Ferroviários da Bahia.
Depois dos  pronunciamentos dos vereadores Edilon Ramos, Caio Ramos, Antonio Carlos Cabeça, Luciano Sérgio, Roberto Torres, Radiovaldo Costa, Arão Ferreira, Jorge da Farinha e Djalma Santos, foram prestadas homenagens a algumas pessoas relacionadas ao meio ferroviário.
A primeira ferrovia do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854, conhecida também como Estrada de Ferro Mauá, já que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá, ligando a  Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à  Serra de Petrópolis.
Fotos: Bigu Góes
IRACI DIA DO FERROVIÁRIO 3

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje