Ferrovia: Wagner garante a Joseildo que não irá permitir medidas que prejudiquem a Bahia

Em reunião com o deputado Joseildo Ramos (PT), na noite desta terça-feira (30), o governador Jaques Wagner afirmou que não abre mão do fortalecimento do modal ferroviário do estado. Wagner disse que não irá permitir qualquer medida que prejudique o estado e ressaltou que irá conversar com o ministro dos Transportes, César Borges, para que ele esclareça detalhes da resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que autorizou a desativação e devolução de trechos ferroviários baianos concedidos à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O trecho desativado é responsável pelo transporte de cargas de empresas como a Ferbasa, BR Distribuidora, a Magnesita e a BSC, corta dezenas de municípios e gera 1.500 postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. A ausência de um plano de transição capaz de minimizar os impactos da devolução de trechos ferroviários, a autorização para que a multa seja revertida para outros estados, e a falta de diálogo com o governo baiano foram os principais problemas apontados por Joseildo.  “As informações apresentadas até aqui pela ANTT e pelo Ministério dos Transportes são insuficientes. O ministério fala que o trecho não será desativado, mas a resolução autoriza até a retirada dos trilhos”, alertou.

A resolução da ANTT autoriza, também, a relocação da indenização devida pela FCA, inicialmente algo em torno de R$ 760 milhões, para investimentos na Malha Centro-Oeste, fora da Bahia. “Depois de utilizar o trecho por 17 anos e sem fazer qualquer investimento significativo, a FCA foi autorizada a devolver o patrimônio público em péssimas condições e a indenizar com investimentos fora do estado”, lembrou Joseildo.

Do grupo da Vale do Rio Doce, a FCA concentraria os investimentos em áreas que ela considera “economicamente viáveis”, beneficiando, principalmente, o estado de Minas Gerais. Nesta quarta-feira (31), Joseildo voltou a se reunir com membros do Sindiferro, técnicos da área ferroviária e com Antônio Rivas, Assessor Especial da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Uma reunião foi marcada para próxima segunda-feira em Brasília, com diretores da ANTT, com o sindicato e o deputado federal Amauri Teixeira (PT).

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Joseildo Ramos

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje