Estudantes de Entre Rios se destacam em Olimpíada de Matemática

OLIMPIADA  MAT 1

Na tarde de ontem aconteceu a entrega dos prêmios da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) edições 2011 e 2012.

A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), campus de Alagoinhas.

Os estudantes Ramon Moura Regis da Escola Maria Alves Pimenta Batista (Sitio do Meio) e Elaine Silva dos Reis que hoje está na Escola Duque de Caxias, mas na época da prova, em 2011, estudava no Centro Cultural (sede) receberam as medalhas de bronze. Vinicius Lemoel Dantas das Neves, da Escola Municipal Luiz Gonzaga de Lemos Neto (Porto de Sauípe), fez a prova em 2012 e recebeu certificado de menção honrosa.

A cerimônia contou com presença da secretária municipal de Educação de Entre Rios, Zélia Reis, de representantes de secretarias de educação outros municípios, autoridades acadêmicas, diretores das escolas, pais e professores de Matemática, indicados pelos estudantes, como o professor de Elaine na época do Centro Cultural, Jeferson Oliveira dos Santos, e Marucha Alves, professora de Ramon.

OLIMPIADA  MAT 2

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área.

Em 2011 foram mais de 18 milhões de inscritos e em 2012 mais de 19 milhões.

Medalha de bronze, Ramon foi acompanhado pelos pais, Ana Cristina Moura Regis e Roberto Luiz Oliveira Regis que afirmaram estar muito orgulhosos e felizes por ter um filho que gosta da disciplina e ter conquistado a medalha. Já a mãe de Vinicius, Josilda Santos Dantas disse que ficou surpresa com a empolgação do filho, mesmo sem ganhar a medalha: “Para mim é gratificante e um orgulho muito grande ter visto a reação dele mesmo não tendo sido contemplado com uma medalha, isso deu uma confiança muito grande para ele tentar nas próximas”, salientou.

Para a professora Marucha Alves a premiação é o reconhecimento do trabalho: “Já ensino há três anos na Escola Luiz Gonzaga e primeiro foi o Jefferson que ganhou medalha de ouro nacional e estadual em março e agora o Vinicius com o certificado. Então para mim é o trabalho sendo reconhecido”, pontuou.

Hoje, estudante do 2º ano do Ensino Médio, Elaine Reis já coleciona a 5ª medalha e fala sobre sua preferência pela área de exatas: ”Sempre gostei de Matemática, desde pequena tive maior interesse por essa disciplina. Então a cada ano que passa vem se desenvolvendo mais”, destacou. 

No mês de março, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no Canela, em Salvador, o estudante Jeferson Patrício dos Santos da Escola Municipal Luiz Gonzaga de Lemos Neto (Porto de Sauípe) recebeu a medalha de Ouro nas categorias Nacional e Estadual pela participação na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

OLIMPIADA  MAT 3

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Entre Rios – Fotos:Divulgação

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje