Documento em defesa de Alagoinhas será entregue a presidente Dilma Rousseff – Exclusiva
Dentre as ações que darão sequência à audiência com o ministro dos Transportes, Cesar Borges, que aconteceu na última terça-feira, ficou estabelecido que a professora Iraci Gama produzirá um documento a ser entregue à presidente Dilma Rousseff, com a intermediação do ex-governador da Bahia, hoje um dos mais prestigiados ministros do governo federal, sobre a vinculação histórica de Alagoinhas com a ferrovia, sua localização estratégica e a importância econômica do município ser contemplado com o traçado da nova ferrovia que ligará Recife e Feira de Santana.
Em conversa com o editor do Alagoinhas Hoje, a professora Iraci afirmou que seu texto relatará de forma objetiva a história e vinculação do município com a ferrovia, que remontam ao século XIX. “Não é justo que no momento em que o governo federal começa a investir na recuperação e ampliação das ferrovias, Alagoinhas seja excluída”, disse Iraci.
Embora considere importante a realização da audiência com o ministro dos Transportes, Iraci Gama demonstrou preocupação entre aquilo que expressou Borges e a resolução da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), que prevê a desativação de vários trechos ferroviários no Brasil, dentre os quais está incluído o de Alagoinhas. “São situações contraditórias, que esperamos sejam superadas para o bem do nosso município”, avaliou.
Para ela, enquanto a resolução da ANTT não for cancelada Alagoinhas poderá ser prejudicada. “A atitude da ANTT é uma questão de Estado e não é uma mera ação de burocratas”, salientou a professora, acrescentando “que a mobilização deve continuar para que os interesses do município sejam atendidos”.
Iraci afirma que o documento será apresentado na próxima reunião do grupo, agendada provavelmente para amanhã, sexta-feira, na Câmara de Vereadores, visando dar continuidade às discussões sobre o tema e às estratégias de integração dos vários grupos sociais de Alagoinhas que estão se mobilizando para convencer as autoridades acerca da importância do município no sistema ferroviário do Brasil.