Dilma busca políticos e empresários fortes para compor novo ministério

A presidente Dilma Rousseff tem avisado a aliados e interlocutores do governo que, além de nomes fortes do meio político, pretende ter entre seus novos ministros, quadros que representem setores empresariais importantes do país. Neste contexto, o nome do empresário Abílio Diniz tem sido novamente cogitado para integrar o novo governo.

Apoiador de Dilma, no início deste ano, o empresário chegou a ser convidado para assumir a pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), deixada por Fernando Pimentel às vésperas da campanha. Diniz, no entanto, recusou o convite se dizendo lisonjeado.

O convite deve ser refeito, de acordo com integrantes do governo, próximos à presidente. Tão logo Dilma foi reeleita, o empresário ainda divulgou uma carta, parabenizando a presidente dizendo que era necessário “tranquilizar o país”, após uma campanha tão acirrada.

O nome de Abílio Diniz tem sido entendido como uma forma de dar sinais importantes para o meio empresarial, que nos últimos meses vem se colocando bastante crítico à condução da política econômica. Para integrantes do núcleo do governo, a carta aberta à presidente pode ser intendida como uma sinalização de que ele aceitaria um segundo convite.

“Escrevo a carta autorizado pelo amor que tenho pelo Brasil e pelo desejo de contribuir para o desenvolvimento deste país”, diz o texto publicado na Folha de São Paulo.

O aviso de ter nomes com um perfil mais empresarial chegou a ser dado inclusive ao PMDB. Diante disso, o nome do empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente da República, José Alencar, que morreu em 2011 deve ser indicado para o MDIC.

Fonte: iG

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo