Desativação de trechos da FCA e traçado de nova ferrovia serão temas de audiência pública na ALBA

A desativação de trechos ferroviários da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) na Bahia e o projeto de uma nova ferrovia serão temas de audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (10), às 9h30, na Comissão de Infraestrutura. Organizada pela bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) a pedido do deputado Joseildo Ramos, a audiência vai debater a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que autorizou devolução do trecho de 1760 km, concedido há 17 anos para a FCA.  Parlamentares, prefeitos dos municípios cortados pela ferrovia, sindicalistas, representantes da ANTT e do Ministério dos Transportes participam da discussão.

Apesar da resolução, em reunião de quase duas horas de duração na última sexta-feira (06) com o deputado Joseildo, o governador Jaques Wagner disse que tem a garantia da presidente Dilma Roussef de que não haverá desativação dos trechos ferroviários no Estado. Ele destacou também que Alagoinhas não será excluída do Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal, que prevê a construção de uma nova ferrovia no território baiano. BSC.

“ Não existe nenhuma hipótese de desativar a ferrovia , nem retirar trilhos. Tenho o compromisso da presidente da República. É um processo de retomada e não de desativação. A garantia que eu tenho é que não haverá desmobilização enquanto não tivermos uma nova ferrovia. O governo federal precisa dizer agora quem assume o trecho. ”, garantiu. Esse será um dos pontos de pauta do encontro que o governador terá com o ministro dos Transportes, César Borges e o o diretor- presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), nesta segunda-feira (09), em Brasília (DF).

 Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Joseildo Ramos

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje