Conheça os trabalhos estudantis finalistas do desafio científico

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta segunda-feira (7), os dez trabalhos estudantis classificados para a etapa final do “Desafio: Conheça a Bahia, visite os livros Bahia, Brasil…”. A atividade, que busca fomentar a produção científica dos estudantes nas diversas linguagens, abordando temas de relevância sociocientífica e socioambiental, teve como base os livros “Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura” e “Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade”, editados pela Secretaria da Educação do Estado e distribuídos para as escolas estaduais.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou a importância da iniciativa. “Estamos estimulando, cada vez mais, os nossos estudantes no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. Estes são apenas alguns dos projetos desenvolvidos em sala de aula, orientados pelos professores, que têm relação com os lugares onde eles vivem e que, geralmente, apresentam soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades”, destaca.
No “Desafio: Conheça a Bahia, visite os livros Bahia, Brasil…”, os estudantes abordaram temas tais como a seca no sertão, a febre amarela, a história de Canudos, a vida do agricultor, a reciclagem e a conservação da água. Para isto, os estudantes utilizaram distintas linguagens artísticas, a exemplo do Cordel, do audiovisual, do grafite, das histórias em quadrinhos e da fotografia.
Os dez projetos classificados serão apresentados nos dias 14 e 15 de agosto, durante a comemoração dos cinco anos do Programa Ciência na Escola, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Nestes dois dias será realizada a culminância do desafio para a premiação de cinco projetos. O primeiro colocado ganhará um smartphone e será credenciado para a Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), o segundo e o terceiro lugares irão ser credenciados para a FECIBA e os quarto e quinto lugares ganharão tablets. Os estudantes dos dez projetos classificados devem ficar atentos à documentação que precisam enviar à Secretaria, conforme o edital.
Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo