Aliados de Rui fazem coro por antecipação das eleições

Começa a crescer entre os políticos baianos o movimento lançado pelo governador Rui Costa (PT) por antecipação das eleições de 2018. Ele tem reiterado seu posicionamento de que somente eleições diretas para escolha de um novo presidente da República podem devolver estabilidade ao País. Nesta semana divulgou um vídeo dizendo que topa abreviar seu mandato pela antecipação do pleito.

“Eu topo abreviar meu mandato. Coloco meu cargo à disposição para que outros façam o mesmo e tenhamos eleições diretas”, disse Rui. O movimento ganhou fôlego nos últimos dias com engajamento do secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner.

O líder da oposição no Congresso Nacional, deputado Afonso Florence (PT), disse que ao contrário do argumento dos governistas, há, sim, tempo hábil para que a PEC (proposta de emenda à Constituição) que pede eleições diretas ser aprovada e promulgada no Congresso para que as eleições de 2018 sejam antecipadas. Florence inclusive coloca seu mandato à disposição também.

“Depois de aprovada, a PEC seria promulgada pelo presidente do Congresso e entraria em vigor imediatamente. Se o Congresso aprovar a PEC em duas semanas, antecipamos o fim dos mandatos de toda a legislatura e puxamos a eleição do ano que vem. Numa crise dessas, como um presidente que não tem votos, que não foi eleito, não teve votos parta fazer nenhuma reforma, quer fazer reformas tão importantes? Temer precisa de mandato popular para isso. Se o presidente é eleito dizendo ao povo que vai cortar gastos, aí tudo bem. O povo aprovou. Tem que haver mobilização popular para antecipar as eleições, se não a PEC não passa”, afirmou Florence.

Vice-líder do governo no Congresso, o também baiano Benito Gama (PTB), porém, provoca Rui Costa e os petistas, e diz que se o governador renunciar ao mandato “oficialmente”, ele também renuncia ao seu.

“Isso é golpe (proposta de antecipar as eleições). É inconstitucional. Eles pedem, mas não querem renunciar ao mandato. Se Rui costa renunciar, aí o PT renuncia com ele. Aí a gente vai atrás deles. Se Rui renunciar, será um avanço para a Bahia e para o Brasil, porque aí a gente vai e faz a mesma coisa. Se o governador Rui Costa fizer a carta de renúncia dele aí agora, eu faço a minha também”, provoca Benito.

 

Fonte: Romulo Faro/Bahia 247

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo