Conferência discute os desafios da cultura de Entre Rios

CONFERENCIA DE CULTURA ENTRE RIOS 1

Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura. Este foi o tema da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Entre Rios, realizada ontem, no auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

O evento é etapa integrante da V Conferência Estadual de Cultura da Bahia e da III Conferência Nacional de Cultura.

A 3ª Conferência teve por objetivos estimular a adesão aos sistemas estadual e nacional de Cultura, diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura, elaborar um plano de ações estratégicas para a cultura no município,  estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões simbólicas, cidadã e econômica da cultura, estimular o planejamento de projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil, eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura e eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência Estadual de Cultura.

Na ocasião, esteve presente a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Estela Mendes, a secretária de Assistência Social, Cássia Borges, a coordenadora de Turismo, Suzana Maria Silva, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, João Ribeiro, representantes da sociedade civil, grupos e entidades culturais, professores, estudantes e o representante Territorial de Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano, Wdileston Souza que proferiu a palestra sobre o tema da conferência.

CONFERENCIA DE CULTURA ENTRE RIOS 2

Para Wdileston Souza esse é um espaço democrático para o surgimento de propostas: “Este ano as conferências, tanto estadual, quanto municipal, territorial e nacional perpassam pela discussão da implantação do Sistema de Cultura e o que esse sistema tem de importante para a consolidação da cultura como política pública. Entre Rios é um dos municípios que tem uma diversidade cultural muito forte, sendo assim, é muito importante a implantação desse sistema para que nós possamos consolidar e desenvolver ações de fortalecimento, resgate e dinamização dessas expressões culturais”, afirmou.

“Meu objetivo é construir parcerias entre os movimentos culturais, sociedade e governo, visando a perpetuação dessa semente de identidade social que é a nossa cultura. É importante a participação de todos neste espaço para que a cultura de Entre Rios não se esvazie”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Estela Mendes.

CONFERENCIA DE CULTURA ENTRE RIOS 3Ao final, o público teve a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre a apresentação e, em seguida, depois de um intenso debate, foram elencadas as propostas dos eixos temáticos: Implementação do Sistema Municipal de Cultura (Eixo 1); A Cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento (Eixo 2).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Entre Rios – Fotos: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje