Brasil precisa aproveitar momento para ‘não perder o século’, diz Campos

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou nesta quarta-feira (30) que o Brasil precisa aproveitar o momento atual, propício ao crescimento, para “não perder esse século”.

“O Brasil vive um momento importante da sua história. Nós temos 20 anos de janela demográfica para organizar as coisas no Brasil se a gente não quiser perder esse século”, afirmou o governador em entrevista após anunciar obras de mobilidade, em Olinda.

Ao citar a janela demográfica, Campos fez referência ao período em que a população economicamente ativa do país supera a população dependente, fase considerada propícia ao crescimento econômico.

O governador disse ainda que não se pode “mergulhar o país num debate medíocre de ódios”, em referência às discussões políticas que deverão ocorrer até as eleições do próximo ano.

“Há ainda um rescaldo da maior crise do capitalismo em curso na vida dos grandes blocos econômicos e nós não podemos mergulhar o país num debate medíocre de ódios, de raiva, de pessoas, de disputas que não sejam de visão, de qual é o país que nós queremos que aconteça no futuro próximo na vida das pessoas”, declarou.

Campos é provável candidato à Presidência da República, intenção que foi reforçada publicamente desde que anunciou, no início do mês, a saída do PSB –que ele preside– do governo federal.

Questionado sobre uma declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em referência a Pernambuco, o governador disse que suas relações com o petista vão além de relações eleitorais.

Na terça-feira (29), durante uma homenagem que recebeu na Câmara dos Deputados, Lula foi filmado ao declarar: “Eu quero dizer aos meus companheiros de Pernambuco que me aguardem que logo, logo eu estarei lá”.

A declaração foi filmada e o vídeo foi publicado na internet.

“Fico tranquilo, eu tenho uma relação com o presidente Lula que vai além das relações conjunturais e eleitorais”, afirmou Campos.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje