BATE PRONTO 97

Mais uma coluna BP à disposição dos leitores do Alagoinhas Hoje, com notas sobre os bastidores da política local, que após as festas momescas, ganha novos contornos e mais velocidade nas definições de candidaturas e futuras alianças eleitorais. Até a próxima coluna.

Canção de ninar

A mensagem do prefeito Paulo Cezar (foto) ao legislativo, lida na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Alagoinhas, que aconteceu ontem (16), aparentemente foi verdadeira canção de ninar para o vereador Jorge Mendes. Ele dormiu mais da metade dos 60 minutos de duração da fala de Paulo Cezar. Detalhe: Jorge Mendes estava sentado à menos de um metro do prefeito. Certamente dormia o sono dos justos.

MENSAGEM PC 16 DE FEVEREIRO

Juramento?

O vereador Arão Oliveira insiste em um discurso inconsistente: que não tem nada a ver com a nomeação de David Uillian Santos Ferreira, seu filho, para o cargo de Ouvidor da Prefeitura de Alagoinhas. Jessé (Bico de Pena) Machado dos Reis teria, de acordo com Arão, sido o responsável pela indicação de David Uillian. Quem acredita neste juramento?

Intermediários I

Intermediários de ocasião aparecerem para sugerir “parceria” entre o Alagoinhas Hoje e o gestor da Secretaria Municipal de Administração, Jean Ander. Gente sem juízo, que não entende o papel crítico da imprensa e pensa ser possível ganhar algun$ trocados com a intermediação tresloucada. A proposta: divulgar as ações da SEMAD, que é atribuição da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM). A resposta: se o Alagoinhas Hoje receber informações da SECOM sobre a SEMAD avaliará a pertinência ou não de publicar as matérias. Objetivo dos intermediários: blindar o secretário das críticas do site. Não houve acordo, como não há quando intermediários querem definir a linha editorial do AH. Registre-se: vereador da base cezista foi um dos intermediários da mensagem de “paz”. E estamos em guerra?

Intermediários II

Os intermediários não gostaram do artigo sobre a contratação de um criminoso pela Prefeitura de Alagoinhas, cuja atribuição precípua foi da Secretaria de Administração. Querem a verdade enviesada, moldada a partir de seus interesses protetivos visando blindar o gestor. Intermedeiam sem nenhum interesse? Difícil acreditar na bondade de gente que transita na política.

Dia de folga

Contatada pelo editor do Alagoinhas Hoje no domingo (14), por meio de celular, a secretária de Educação, Lúcia Almeida, não atendeu. Após a publicação de matéria sobre a Creche Girassol, ela entrou em contato com Júlio Sousa e apresentou explicações para a questão afirmando que a gestora da unidade escolar a informou sobre os problemas apenas na sexta-feira (12).  Ela afirmou que a parte nova da creche seria interditada. A cereja do bolo: a secretária questionou o fato da matéria ter sido publicada no domingo. “Por que esta matéria foi publicada no domingo?”,  reclamou a gestora da SEDUC. Não há folga para âncora de site.

Onde está Wally?

O presidente municipal do PT, Edinaldo Oliveira, desapareceu e não foi o anfitrião do presidente estadual da legenda, Everaldo Anunciação, que esteve em Alagoinhas ontem (16) para tratar da candidatura do partido à Prefeitura de Alagoinhas. Anunciação conversou com os dirigentes locais do PT, totalmente dóceis ao deputado Joseildo Ramos, e fez o jogo de cena esperado. Tudo isso sem a presença de Edinaldo.

Sindicalista ou candidato?

O vereador Radiovaldo Costa precisa definir sua agenda. A manutenção das atividades sindicalistas tem tudo para prejudicar sua caminhada eleitoral. Ontem (16), ele passou o dia reunido com dirigentes da Petrobras em Salvador. As duas atividades são incongruentes. Cada dia perdido em campanha política apresenta sua fatura.

Apoios

Reny De Mutuka, filho do ex-vereador Raimundo Mutuka, um dos maiores apoiadores de Sônia Fontes, será candidato à Câmara de Vereadores na tentativa de herdar o espólio político do pai. O novo Mutuka apoiará a candidatura de Radiovaldo Costa. Valter Alves, também pré-candidato ao legislativo municipal, deixou o PTC e vai se filiar à Rede. Outros três ex-filiados ao PTC também rumam em direção à Rede.

Rompimento

As esperanças no Paço Municipal se dissipam a cada dia. O rompimento entre Paulo Azi e Paulo Cezar é iminente e questão que pauta a movimentação política dos dois líderes. A parceria termina nos próximos 30 dias (um pouco mais, um pouco menos) e cada um tomará seu rumo. Alguns correligionários de Paulo Azi gostariam de manter a aliança (e os salários) até junho. Mas o prefeito tem pressa.

Presente

No dia 9 de março, quando completará 59 anos, o prefeito Paulo Cezar presenteará a cidade, ao som da banda Psirico, com o anúncio da candidatura de Sônia Fontes à Prefeitura de Alagoinhas. Para uns, grande presente. Para outros, presente de grego. Que cada um faça sua escolha.

PT

Tudo indica que o PT de Alagoinhas sofrerá novas baixas nos próximos dias, apesar do otimismo exacerbado de alguns militantes e “pensadores” petistas. A realidade é nua e crua, mas a opção é por criar um quadro colorido e atraente.

PSOL

Em entrevista ao Alagoinhas Hoje, o educador social Vanderlon Santana afirmou que Raimundo Barreto, pré-candidato à Prefeitura de Alagoinhas, é mais problema do que solução para o PSOL. Vanderlon considera Barreto autoritário e o coloca à direita dentro da legenda. E cita os “argumentos” de Barreto quando questionado: “Vocês precisam estudar”; “Quantos livros vocês leram”? Para Vanderlon, Barreto é autoritário e não aceita a pré-candidatura de Samara à Prefeitura de Alagoinhas. Parte da esquerda alagoinhense, que é bem pequena, está em crise. O autoritarismo não é privilégio às avessas da direita.

Grupo

Parece piada, mas é verdade: grupo de wathsapp da “imprensa de Alagoinhas” foi criado e é administrado por uma pessoa de Feira de Santana. Mais ainda: tem gente que faz parte do grupo e não tem nada a ver com imprensa. Pense em um absurdo e Alagoinhas tem todos os precedentes. Piada de péssimo gosto. Mas para alguns, o grupo é o must.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo