BATE PRONTO 73

Mais uma coluna com os bastidores da política alagoinhense, que fervilha nestes meses finais de filiação partidária, passo inicial na definição do cenário eleitoral de 2016, quando estarão em disputa a cadeira principal do Executivo, a vice-prefeitura e 17 assentos na Câmara de Vereadores. Sem dúvida, a campanha de 2016 será uma das mais emocionantes dos últimos anos. Quem viver, verá. Até a próxima coluna.  

GILSON 1

Líder

O vereador Gilson do SAAE (foto) está com as malas prontas e sairá do PTC, partido que lhe concedeu legenda para concorrer ao legislativo em 2012. Ele afirma que tem três convites, mas ainda não tomou a decisão. O PSD, comandado por João Rabelo, é uma das alternativas. Gilson, a despeito de não saber seu destino político, já tem uma definição: o (a) candidato (a) do prefeito Paulo Cezar ao Executivo terá seu apoio.

Outra casa

Envolvido em um escândalo, que deixará marcas na sua trajetória pessoal e política, o vereador Lenaldo Simões também sairá do PTC e busca uma nova legenda para se abrigar e assim ter condições legais de concorrer nas eleições de outubro de 2016.

PTC I

O presidente do PTC de Alagoinhas, Jessé Bico de Pena, afirmou ao editor do site que assinará as cartas de anuência para os vereadores Gilson do SAAE e Lenaldo Simões, apesar de ambos estarem devendo as contribuições definidas no estatuto do partido: 5% do valor bruto do subsídio ou 3% do líquido. “Eles nunca pagaram”, afiançou. Jessé disse que o presidente estadual da legenda, Rivailton Pinto, é contra a concessão das cartas de anuência. Sem elas, o PTC poderia questionar na Justiça Eleitoral os mandatos dos vereadores.

PTC II

Apenas o vereador Cleto da Banana permanecerá no PTC. Apesar das defecções, Jessé Bico de Pena afirma que o partido estará forte em 2016. Sem citar nomes, o presidente  afirma que as novas filiações compensarão a perda dos vereadores. A expectativa é fazer uma chapa forte com chances de ter nomes ocupando cadeiras no legislativo municipal.

PSDC

O radialista Jamil Calheiros, que apresenta o Programa Primeira Hora na Rádio Nova AM, é o dirigente do PSDC em Alagoinhas. Um seminário para discutir a segurança pública na microrregião faz parte dos projetos para o segundo semestre. O objetivo é participar de coligação que tenha possiblidade de fazer pelo menos um vereador. Sua candidatura não está descartada.

Três

As falas da secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Sonia Fontes, do secretário de Governo, João Rabelo, e do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, no evento de entrega dos certificados para entidades beneficiadas pelo projeto Aviões Solidário, realizado no Salão Verde, e as citações do três pelo prefeito Paulo Cezar indicam, pelo menos aparentemente, o equilíbrio no jogo. A primazia da secretária estava incomodando muita gente do governo.

Sonho

O radialista Haroldo Azi está sonhando com uma candidatura à Prefeitura de Alagoinhas com apoio de seu primo e deputado federal Paulo Azi. Quem revelou esta pretensão ao site foi um amigo de Haroldo. Mas de pronto, afirmou: “Sem chances”.

PT

Sair do isolamento político em que se encontra é tarefa árdua para o PT de Alagoinhas. A sigla encontra grandes dificuldades para agregar legendas ao projeto 2016. De 2012 para os dias atuais perdeu apoio do PV, PTB, PSD e PRTB. O futuro candidato do partido à Prefeitura de Alagoinhas terá um trabalho hercúleo à frente. Desfraldar a bandeira vermelha com o número 13 estampado é tarefa de risco para os militantes.

Pedágios

Alagoinhas é uma das cidades mais pedagiadas do Brasil. Os pedágios existem, ninguém fala, mas eles são uma realidade em certos setores. Até que um dia alguém resolverá falar. E as casas de alguns, hoje completamente floridas, poderão se transformar em ambientes nada acolhedores. Vide Operação Lava Jato. Todo mundo pensou estar livre das garras da lei. Ledo engano.

CAF I

A liberação ou o contingenciamento dos recursos da CAF pelo governo federal se transformaram em um verdadeiro dramalhão mexicano, com longos capítulos à frente. Apesar do otimismo da administração municipal, o cenário econômico dificulta a liberação dos U$ 11,5 milhões.

CAF II

Se liberados, os recursos devem ser muito bem investidos e fiscalizados pela Câmara de Vereadores. E também pela sociedade civil. Mas obras não devem ter o “Padrão Binário”. Nas proximidades da antiga escola “Farda Branca” (os mais antigos devem se lembrar do cursinho pré-vestibular que funcionou no espaço) são exigidos constantes reparos.

Pesquisa

Nos próximos dias, o Alagoinhas Hoje publicará resultados de pesquisa realizada (em fase de finalização) no município sobre o cenário eleitoral de 2016. O instituto é um dos mais renomados do estado, com 27 anos de mercado.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo