BATE PRONTO 86

Mais uma coluna Bate Pronto está à disposição dos leitores, a primeira desta nova fase do Alagoinhas Hoje, que nesta quinta-feira (26) completa três anos de atividades. A BP caiu no gosto dos leitores e  é uma das principais editorias acessadas pelos leitores do Alagoinhas Hoje. Até a próxima coluna.

 XAVIER 1

Xavier I

O pano de fundo da paralisação dos funcionários da Xavier Transporte Urbano está longe de ter como motivação principal o não recolhimento do FGTS. Na verdade, o jogo é mais pesado e o objetivo é abrir brecha para uma empresa de Camaçari. Para isso, é preciso inviabilizar de vez a Xavier, estrangulando-a financeiramente. Muitos $$$$ na jogada e os pobres dos trabalhadores como massa de manobra.

Xavier II

Os bons moços só existem nos filmes americanos de faroeste. Fazem tudo por seus ideais. Aqui, o script é diferente. Os trabalhadores, de fato prejudicados pela histórica má gestão da empresa, não querem assistir à sua falência porque não receberiam seus direitos. O equilíbrio e as justas demandas dos funcionários devem estar à frente da tentativa de colocar uma nova empresa de transporte coletivo no sistema.

Xavier III

A Prefeitura de Alagoinhas há muito tempo deveria ter realizado a licitação para a definição das novas empresas. O sistema é lucrativo e certamente existem interessados. Acomodar demais, com o velho jeitinho alagoinhense, acabou comprometendo a qualidade do serviço. Os prejuízos da população são visíveis e diários.

Posse I

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, o novo parlamentar de Alagoinhas, Carlos Renan de Jesus Santos tomará posse. A seguir, será eleito o novo vice-presidente da Casa em substituição ao ex-vereador Raimundo Mutuka, falecido na última sexta-feira.

Posse II

O início do mandato de Renan não será tranquilo. Já há movimentação para questionar sua posse pelo fato dele ter deixado o Partido Progressista (PP) e assumir cargo na comissão provisória do Partido da República (PR), comandado em Alagoinhas pelo superintendente da SMTT, Anderson Baqueiro. Célia Paolilo, terceira suplente da coligação PP/PRB, deverá ingressar na Justiça Eleitoral para requerer o mandato. 

Clima fúnebre

Na saída do cortejo fúnebre da Câmara de Vereadores, transladando o corpo de Raimundo Mutuka, o clima entre Valter Fotógrafo e os vereadores José Cleto, Lenaldo Simões, Gilson Guimarães e Arão Oliveira esquentou. Acusações e impropérios foram disparados de lado a lado. Suplente, Valter direcionou sua metralhadora para os quatro vereadores, eleitos pelo PTC, e recebeu em troca de um deles a alcunha de “crente sujo”. Não respeitaram nem o morto.

Boa União

Três motoristas dirigem a ambulância que presta serviço à comunidade de Boa União há quase três meses. Detalhe: a situação dos trabalhadores não foi regularizada e eles estão sem receber salários. A comunidade aprova o trabalho do trio e clama por solução, que se não acontecer prejudicará os pacientes da localidade. A velha máxima sempre em voga: gestores públicos engolem manadas de elefantes e se engasgam com um mosquitinho.

Comunicação

Disposto a levar sua pré-candidatura à frente, mesmo enfrentando caras feias, Renato Almeida já tem em sua equipe de campanha um experiente jornalista, alagoinhense de nascimento, mas sem militância profissional na cidade. A era do amadorismo passou e cuidar da comunicação é o primeiro passo na estruturação de projetos de poder.

Descompromisso

Pessoa afável, mas completamente descompromissada com a agenda, apesar de tantos anos de atuação política, João Rabelo não se emenda. Ontem, o site fez contato para saber sobre o andamento das negociações entre a prefeitura, Sindicato dos Rodoviários e a direção da Xavier. O secretário de Governo garantiu que informaria sobre os desdobramentos e possíveis soluções para o problema. Horário da conversa telefônica: 13h30. Até o fechamento desta coluna, como de praxe, João Rabelo não deu nenhuma informação ao Alagoinhas Hoje.

Candidatura I

Para muitos cezistas de quatro costados, a secretária Sônia Fontes estaria demasiadamente estática nas articulações para viabilizar sua candidatura à Prefeitura de Alagoinhas. Outros não menos cezistas, ao contrário, afirmam que ela trabalha muito em prol do projeto político situacionista. Onde está a verdade?

Candidatura II

O governador Rui Costa, menos parcimonioso do que seu antecessor, não veria, segundo uma fonte da coluna, com bons olhos a candidatura de Sônia Fontes por considerá-la carlista. Se a informação se confirmar, o prefeito Paulo Cezar ficará sem opções pelo fato de ter jogado todas as fichas no nome da secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano.

Candidatura III

Sem os obstáculos estaduais, que será o melhor dos mundos, Sônia Fontes tem chances de agregar apoios e se tornar uma candidata com certa viabilidade. Para isso, o grupo cezista precisará unir-se em torno dela, ganhando força visando enfrentar uma campanha dificílima, na qual detalhes farão grandes diferenças.

Agonia

É quase interminável a agonia do Partido dos Trabalhadores. A prisão de seu líder no Senado da República, ocorrida nesta quarta-feira (25), joga luz sobre os negócios de mais um detentor de mandato, supostamente envolvido com falcatruas milionárias. Preso, o senador Delcídio Amaral terá que explicar muita coisa à força tarefa da Operação Lava Jato.

Porsche  

Se não circula pelas ruas de Alagoinhas, o famoso Porsche Cayenne (branco) de propriedade de um jovem empresário alagoinhense faz constantemente o trajeto Salvador/Juazeiro. O dono do luxuoso veículo tem negócios lucrativos na cidade do norte do estado. Os quase 500 quilômetros entre a capital e as barrancas  juazeirenses do rio São Francisco são percorridos em alto estilo. 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo