BATE PRONTO 71

Mais uma coluna com os bastidores da política de Alagoinhas, que neste momento é objeto de muitas especulações, naturais em períodos pré-eleitorais e de arrumação dos grupos que disputarão as eleições de outubro de 2016. Existem avaliações para todos os gostos: umas, próximas da realidade; outras, completamente distantes do cenário que se desenhará nos meses seguintes. No geral, os “analistas” são os mais entendidos e não admitem contestações. Até a próxima coluna.

 IMG-20150705-WA00212 de Julho I

Na solenidade de hasteamento dos pavilhões do Brasil, da Bahia e de Alagoinhas, na Praça da Bandeira, os mais desatentos não perceberam, mas o editor do Alagoinhas Hoje constatou, sem surpresa, que a secretária municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Sonia Fontes, cantou o hino do município do começo ao fim, enquanto secretários do prefeito Paulo Cezar, nascidos em Alagoinhas, não pronunciaram uma sílaba. Pré-candidatos, alguns vereadores também ficaram mudos. Sonia Fontes parece ser melhor cantora do que tocadora de obras.

2 de Julho II

Logo depois da solenidade, detentor de graduado cargo de confiança na Prefeitura de Alagoinhas ligou para o editor do site e criticou o discurso do vereador Roberto Torres, presidente do Legislativo. “Fez discurso político, quando o momento exigia uma fala cívica”, disse o interlocutor do âncora do AH, que emendou: “Ele quis aproveitar a solenidade para aparecer e não conseguiu marcar posição”.

Pesquisa I

Nos próximos dias um dos mais conceituados institutos de pesquisa do estado vai a campo em Alagoinhas para avaliar o cenário eleitoral do município. Os resultados certamente agradarão e desagradarão alguns dos possíveis postulantes à Prefeitura de Alagoinhas. Faltando pouco menos de três meses para o encerramento do prazo de filiação partidária, mais uma pesquisa agregará informações importantes ao quadro atual.

Pesquisa II

Não é difícil supor quem estará em posição privilegiada e aqueles que ficarão lá atrás, sem qualquer perspectiva eleitoral, embora mantenham esperanças e articulações visando disputar a cadeira principal do Paço Municipal. A coisa está feia para muitos vereadores que se julgam pré-candidatos e não possuem as mínimas condições de disputar a reeleição. Quanto mais o Executivo.

Candidata

Para bom entendedor meia palavra basta. É o que diz o ditado popular. Quem conhece as entranhas da política alagoinhense não tem mais dúvida: a secretária Sonia Fontes é (e será) a escolhida pelo prefeito Paulo Cezar para disputar o Executivo em 2016. Os outros postulantes têm duas opções: aceitar a decisão, ainda não anunciada pelo prefeito, que faz várias manobras diversionistas quanto à sua escolha, ou sair do grupo cezista e apoiar outro candidato. 

Torcedor

Com sua verve refinada, o jornalista e escritor Nelson Rodrigues, frequentador assíduo do Estádio Mário Filho (MF também foi jornalista e seu irmão), mais conhecido como Maracanã, imortalizou uma frase lapidar: “Torcedor brasileiro vaia até minuto de silêncio”.  Políticos deveriam ter aprendido esta lição do mestre de muitas gerações de jornalistas.

Aviões I

Convocado ao palco do Estádio Antônio Carneiro por Alex Lopes, apresentador do Programa Universo Axé, da TV Aratu, o prefeito Paulo Cezar foi vaiado. Sem entender nada e precisando ocupar o tempo até que a banda Aviões do Forró estivesse pronta, Lopes convidou mais uma vez o prefeito. Outra vaia. A culpa, dizem alguns em tom de pilhéria, foi de Moringuinha, assessor do gabinete, que estava com o prefeito no palco.

Aviões II

Sem muita adesão, o médico Joaquim Neto transitou no gramado do Estádio Antônio Carneiro, acompanhado de sua jovem esposa e de pouquíssimos amigos. Não deu “IBOPE”. A observação in loco do editor do AH, sentado na arquibancada do Carneirão, comprovou que JN transitou na multidão sem ser reconhecido, a não ser por umas poucas pessoas.

Aviões III

Apesar da marca da solidariedade, para o bem da transparência, é fundamental que a Prefeitura de Alagoinhas apresente os valores que investiu na realização da festa. Só a estrutura do palco deve ter exigido considerável investimento na casa de muitos mil reais. Nada contra festa, que movimentou a cidade, gerou mídia espontânea, mas tudo a favor da clareza dos gastos públicos.

Aviões IV

A ex-secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade, o atual titular da pasta, Márcio Gomes, capitalizaram os resultados da festa em termos de divulgação. O prefeito Paulo Cezar também foi bastante citado pelos cantores. Outros secretários tiveram seus nomes registrados, numa lista que parecia infindável. Faz parte do show. E como sempre, exageros aconteceram com agradecimentos desbragados. E além da conta.

Aviões V

O gramado do Estádio Antônio Carneiro, que já não era bom, deve ter ficado em condições precárias porque nenhuma proteção foi providenciada e os espectadores do show musical pisaram na grama. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) deve cuidar da recuperação do gramado.

Cabeça

O vereador Cabeça está de malas prontas para sair do PROS e do grupo do deputado federal Paulo Azi (DEM), até agora seu líder político. Está sem rumo, mas a decisão de bater em retirada foi tomada. E talvez, até da política, não se candidatando à reeleição em 2016.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo